Prefeitura de Andirá permite parcelar impostos em até 12 vezes com nova solução de pagamento

A nova opção de pagamento irá melhorar o sistema de arrecadação do Município oferecendo quatro tipos de impostos que poderão ser parcelados pelos cidadãos.

A partir de agora a Prefeitura de Andirá passa a oferecer ao cidadão a possibilidade de parcelar o pagamento de seus impostos em até 12 vezes no cartão de crédito.

Para modernizar o sistema de arrecadação e melhorar os processos para o contribuinte, a prefeitura lançou a AprovaPay, solução de pagamento para o recolhimento de taxas no serviço público.

A opção permite que o contribuinte tenha mais flexibilidade financeira para cumprir seus compromissos com o Município, além de poder fazer isso de forma online e segura.

Com a nova solução, o cidadão pode fazer o pagamento de qualquer lugar, sem precisar ir à prefeitura, usando o celular ou computador, o que garante mais comodidade e agilidade ao processo. Se preferir, também pode pagar com o cartão de crédito presencialmente.

Para Marco Zanatta, fundador da Aprova - suíte de soluções para gestão pública - modernizar o sistema de arrecadação atende às necessidades do novo perfil de contribuintes.

“Utilizar a tecnologia é a maneira mais eficiente para acompanhar as mudanças no modo de vida da população, que busca meios ágeis e flexíveis de pagamento para ter praticidade, comodidade e segurança”, explica Marco.

Ele reforça que o pagamento por cartão de crédito é mais seguro em comparação a outros métodos de pagamento, como o dinheiro em espécie ou até mesmo o boleto bancário. As transações são criptografadas, monitoradas e auditáveis, o que aumenta a transparência e a eficiência na gestão dos recursos públicos.

Para o diretor do Departamento de Cadastro e Tributação, Fábio Biancardi Baldini, a mudança tem como propósito facilitar o pagamento das obrigações tributárias pela população.

“É importante modernizar o sistema de arrecadação para que o contribuinte consiga cumprir suas obrigações fiscais sem impactar o orçamento doméstico, enquanto o Município reduz o índice de inadimplência”, comenta Fábio.

Em muitas prefeituras o tempo médio para o processamento dos pagamentos realizados pelos cidadãos varia entre 5 a 25 dias.

Com a implementação da AprovaPay, os pagamentos são realizados em menos de 5 minutos com poucos cliques pelo computador. É 95% menos tempo para processar pagamentos e concluir solicitações.

Como utilizar a solução em Andirá

A partir de agora, quatro tipos de impostos poderão ser parcelados em até 12 vezes na Prefeitura de Andirá. São eles:

1. IPTU - Imposto Predial e Territorial Urbano: cobrado sobre a propriedade de imóveis urbanos, como casas, apartamentos, lojas, entre outros.
  2. ITBI - Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis: cobrado sobre a transferência de propriedade de imóveis.
  3. ISSQN - Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza: cobrado sobre a prestação de serviços, como por exemplo, serviços de consultoria, manutenção, limpeza, entre outros.
  4. IRRF - Imposto de Renda Retido na Fonte: imposto federal que incide sobre os rendimentos pagos por empresas ou empregadores, como salários, honorários, aluguéis, entre outros.

Para fazer o pagamento parcelado pela AprovaPay o cidadão deve cumprir duas etapas:

1. Acessar o site da prefeitura: https://servicos.andira.pr.gov.br:9095/portal-contribuinte/inicio   para conferir as pendências em seu nome.
  2. Através do código de barras gerado, o contribuinte deve acessar: https://pay.aprova.com.br e escolher a forma de pagamento de sua preferência.

O solicitante consegue fazer o pagamento sem sair do sistema e a confirmação ocorre de forma automática.

Sobre a Aprova

Fundada em 2017 pelo arquiteto Marco Antonio Zanatta, a Aprova é uma suíte de soluções que moderniza e aumenta a eficiência da gestão pública. O sistema pode ser personalizado conforme a realidade de cada cidade ou secretaria.

Grandes capitais como São Paulo (SP), Florianópolis (SC) e João Pessoa (PB), até cidades menores como Urupema, em Santa Catarina, que tem menos de 3 mil habitantes, usam as soluções da Aprova.

“Além da solução de pagamentos implementada em Andirá, a Aprova é capaz de modernizar todos os fluxos de uma prefeitura ou câmara, desde protocolos, licenças, alvarás e a parte de comunicação", reforça Marco.

Com a plataforma, as atividades são automatizadas para agilizar e otimizar o trabalho dos servidores. Tarefas recorrentes, como cálculos e análises, que demoram dias para serem realizadas de forma manual, são feitas automaticamente.

Personalizado para atender as demandas específicas de cada secretaria, a inteligência do sistema garante segurança em todas as etapas do processo, cumprindo à risca a legislação municipal e as normativas de cada área.

Andirá é a 5ª cidade do estado a utilizar a plataforma para tornar os serviços mais eficientes.

Em Cascavel, a cidade se tornou referência na redução do déficit habitacional e também na geração de empregos na construção civil. O número de vagas de trabalho no setor dobrou desde que a suíte de soluções passou a operar na prefeitura.

A Aprova já ajudou 100 cidades brasileiras a economizarem mais de 300 mil toneladas de papel e R$ 50 milhões dos cofres públicos. Atualmente, cerca de 21 milhões de brasileiros têm acesso a serviços governamentais através da plataforma.

1. Acessar o site da prefeitura: https://servicos.andira.pr.gov.br:9095/portal-contribuinte/inicio   para conferir as pendências em seu nome.
  2. Através do código de barras gerado, o contribuinte deve acessar: https://pay.aprova.com.br e escolher a forma de pagamento de sua preferência.