Secretária Municipal de Educação e Cultura, Professora Sirlei Aguiar, recepcionou os professores da Rede Municipal de Ensino, nesta segunda-feira (20), no Cine Teatro São Carlos, neste primeiro dia da Jornada Pedagógica. O evento reúne os servidores da educação municipal e tem o objetivo de proporcionar a formação continuada de todos os funcionários da Educação municipal. Nesta segunda-feira, a Jornada é realizada para professores, orientadores, pedagogos, supervisoras e auxiliares administrativos.

Sirlei agradeceu a presença de todos os servidores e falou da dedicação dos funcionários da Rede no processo de construção da educação de qualidade, além da importância da capacitação para melhorar e dinamizar o processo de ensino - aprendizagem.
Segundo ela, o evento tem como objetivo promover uma reflexão sobre a prática educacional e planejar novas ações para o próximo semestre. Logo no período da manhã, os professores puderam participar de uma palestra motivacional, com a professora Sandra Mara Aguillera, docente com mais de dez anos em Capacitação e Treinamento de Docentes. Também houve uma palestra sobre Desenvolvimento da Fala e da linguagem, com a professora Vera Orlandi Cunha. No período da tarde, Aguillera ministrou a Conferência sobre as Dificuldades de Aprendizagem e aplicou um questionário sobre o tema.

2º dia

Nesta terça-feira, dia 21, os debates e palestras serão locais, nas escolas da Rede, simultaneamente. Os professores das escolas Ana Nery e Arco Iris estarão participando de planejamentos e debates pedagógicos, coordenados pela professora Ednalva Oliveira Guizi. Os temas abordados serão: Superando as dificuldades de aprendizagem; Dificuldades na leitura, escrita e interpretação; dinâmica de grupo. O encontro das professoras será nas instalações da Escola Municipal Ana Nery. Já os educadores das Escolas Michel Kairalla e Criança Feliz estarão abordando o mesmo tema. O encontro será na Escola Michel Kairralla e estará sob a coordenação do professor Odimar Gomes Campos. Os educadores das escolas Santa Inês e pingo de gente, estarão no salão de eventos da Escola Santa Inês, também com o mesmo tema e sob a coordenação da professora Sandra Mara Aguillera.

No Auditório da Secretaria Municipal de Educação e Cultura também estará acontecendo, durante toda a terça-feira, atividades para as coordenações, direção e demais profissionais da Secretaria. Logo pela manhã estará acontecendo a palestra com a professora Camila Ribeiro, sobre o tema: “Agentes causadores de doenças na Primeira Infância”. Haverá oficinas referentes ao tema.

Já no período da tarde, haverá uma palestra com o psicólogo e mestre em educação, professor Flávio Artigas, que irá falar sobre: “Afetividade e sua importância no desenvolvimento humano”. Às 15 horas acontece a última palestra da Jornada Pedagógica, com a professora Simoni Del Grossi. O tema será: A importância da Estimulação do Brincar no Desenvolvimento Infantil.

O curso está acontecendo graças a uma parceria da Prefeitura Municipal de Andirá, juntamente com o Instituto de Ensino Superior - Ensino Alpha , sob o comando da professora Dulcélia Vizoto.