O desenvolvimento de uma comunidade perpassa,  principalmente, pela educação e pelas oportunidades de formação. Este é o norte do debate do Sebrae, junto com a Prefeitura de Andirá e escolas municipais e estaduais da cidade. A mobilização está acontecendo com o intuito de ampliar o debate entre os estudantes, sobre inovação, novas tecnologias, empreendedorismo, desenvolvimento de habilidades, autonomia e consciência cidadã. Nas escolas municipais, através do projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos – Jepp, os trabalhos, em Andirá, está alcançando importantes resultados, intervindo nos conteúdos programáticos pedagógicos, com alternativas de ações que estão dinamizando o processo de ensino – aprendizagem. Toda aplicação deste novo norte de trabalhos é coordenado pela Secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo do município, Sueli Nardoni.

Este ano a cidade de Andirá passou a integrar um grupo de cinco municípios que irão prospectar inovação. Eles integram o Sistema Regional de Inovação (SRI), do Norte Pioneiro, com a missão de intensificar atividades que instiguem na comunidade – principalmente nas crianças e jovens – o gosto pelo desenvolvimento de idéias que possam fazer a diferença no cenário social onde vivem. Um dos projetos são as Trilhas (nome dado a uma série de programações, com o intuito de trabalhar inovação). Recentemente, um encontro entre os consultores do Sebrae e diretores das escolas estaduais de Andirá trataram do tema e de uma mobilização para o desenvolvimento.

Há, inclusive, uma prospecção para que a cidade volte a ter um curso técnico, que há três anos não existe na cidade por falta de interessados. Há uma projeção, numa parceria com a direção da Escola Estadual Stella Maris, para que a partir do próximo ano, possa existir na comunidade um curso técnico de Informática, ou outros. O diretor e Professor André Rossato, tem mantido o contato com o Núcleo Regional de Ensino e a Secretaria Estadual, para que se efetive a prospecção. No encontro, que aconteceu na sede da secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e  contou com a participação do diretor do Colégio Estadual Durval Ramos Filho, Professor Paulo Alves e a diretora do Colégio Estadual Barbosa Ferraz, Marissol Felix, foram debatidos as programações e idéias para o próximo ano, nesta vertente pedagógica.

O consultor do Sebrae/PR, Odemir Capello, uma das mais importantes lideranças regionais no Sebrae, enalteceu a importância destas parcerias, consolidando uma estratégia de desenvolvimento local. A secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sueli Nardoni, também falou, durante a reunião, sobre a importância de parcerias, para que o desenvolvimento se efetive. “A construção do desenvolvimento da cidade só acontece quando estamos dispostos a dar as mãos e unir forças, idéias, ações, para que consigamos romper os desafios e promover progresso”.

Fonte: Tiago Dedoné / Da Seccom