O Sindicato Rural de Andirá e a Prefeitura (por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Ensino Profissionalizante) realizaram entre os dias 17/18 e 25/26 de abril dois cursos de capacitação profissional, na sede do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). O primeiro, de Foricultura, teve dois momentos: o teórico e o prático (este, no Viveiro Municipal), com uma turma de 20 alunos. O segundo, de Artesanato em Bambu, com foco na produção prática, é a primeira vez que acontece em Andirá, informou a coordenadora de projetos do Sindicato Rural, Jaqueline Bocato. “A importância é para gente poder abranger a população em geral, lembrando que os cursos do Senar são voltados para trabalhador e morador rural, mas, tendo em vista que Andirá é uma cidade bastante rural, então, conseguimos ofertar. Existem vários cursos para este ano ainda: pá carregadeira, moto niveladora, são alguns deles. A gente tem uma agendas de cursos, que acontecerão este ano, tanto no Cras de Andirá, quanto no Cras do Patrimônio Nossa Senhora Aparecida. Um destes cursos começa dia 10 de maio e se chama Mulher Atual”, disse.

No mês de maio, uma segunda edição do curso de Artesanato em Bambu será ofertada para a população. De acordo com a professora Silvana Baú de Azevedo, o curso foi bem recepcionado pelos alunos. “O objetivo deste curso é aproveitar a matéria prima que é o Bambu, que tem bastante na área rural e fazer vários objetos de artesanato, além de saber como colher, como cortar e em que época, como lixar, pra mais tarde, na próxima oferta, fazer um curso de aperfeiçoamento para aprender fazer móveis de bambu, amarrações”, destacou a professora, enaltecendo que a meta é qualificar os alunos para o mercado de trabalho. “A idéia do Senar é qualificar o pessoal da área rural, para que ele tenha oportunidade de gerar renda, a partir a matéria prima que ele já tem ali disponível no campo, em suas propriedades. Então, o que a gente espera é que ele dê continuidade”.

Para Luzinete Del Padre, o curso é uma alternativa para aquisição de conhecimentos, além, também, de ter mais uma atividade durante o dia. “Eu acabei de me aposentar e eu gostaria de experimentar coisas novas, coisas diferentes. Eu achei o artesanato uma coisa que eu não conseguia fazer quando eu estava trabalhando. Pra mim foi essencial.  Esse curso começou demais, espero poder me aprofundar, estou gostando bastante”.  A moradora Rosangela Henrique da Silva, que é nordestina, de Recife, e hoje reside em Andirá, explicou que é artesã, apaixonada por artesanato e gostou muito da oferta e do conteúdo do curso: “Fui convidada pela Jaqueline, do Sindicato Rural, por que eu amo artesanato. O curso é ótimo, eu estou gostando, a professora é excelente. Com certeza vou fazer o aprofundamento. Por enquanto, estou aprendendo para mim. Mas, se surgir uma oportunidade para gente expor e vender, será muito bom”.

Os dois cursos fazem parte de uma relação de ofertas que será disponibilizadas durante este ano, à população, por meio desta parceria entre o Sindicato e a Secretaria de Assistência Social. Para a secretária, Bernadete dos Santos Meletto, um dos focos da nova gestão é proporcionar capacitações que oportunizem condições para que os cidadãos tenham habilidades profissionais em várias áreas e possam se emancipar cada vez mais.

Fonte: Tiago Dedoné / Da Seccom