O objetivo é reconhecer os artistas e literários de Andirá que figuram pelos encantos das palavras. Suas poesias, poemas, contos, crônicas, romances, registros históricos e documentais, conhecer sobre seus processos de produção, suas percepções da realidade cultural andiraense, ouvir sobre suas experiências, reconhecer o talento. O Sarau Literário, projeto da secretaria Municipal de Cultura e Comunicação da Prefeitura de Andirá teve início no último dia 04 de agosto, sexta-feira, nas instalações da Biblioteca da cidade (Usina do Conhecimento) e reuniu autores de obras, artistas, autoridades, alunos e professores do programa Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Escola Municipal Ana Nery.

Nesta primeira edição, o autor convidado foi o Dr. Adirson Ramos, médico andiraense, membro do Rotary Club e um dos autores de um livro sobre a história da cidade. Na obra, o autor cita momentos e relatos da construção de Andirá, rememora atores que figuraram pelo cenário social. Durante a explanação, ele parabenizou o projeto da secretaria de cultura, enfatizou que a obra foi construída por muitas mãos de pessoas que se dedicaram nos levantamentos dos registros e produção e destacou a importância da literatura na comunidade, principalmente para as crianças que estão em processo de formação. Durante o evento também houve vários momentos de explanação de convidados. O Rapper andiraense Danilo Massola declamou uma poesia em forma de rap, o que emocionou os presentes. Também houve apresentações musicais com os músicos andiraenses Ingrid Garrocini e André Bodnarczuck. Músicos da Banda Musical Municipal também participaram.

A Prefeita, Ione Abib, também esteve presente. Ela agradeceu a presença de todos durante o evento e ressaltou o papel especial dos artistas e literários da comunidade. Segundo ela, o trabalho tem como missão reconhecer os autores e incentivar a produção literária e a descoberta de talentos.  O secretário de cultura, Tiago Dedoné, também enalteceu esta missão do projeto. “Já estamos desenvolvendo nas escolas as oficinas literárias com produção de trovas e depois iremos para os outros gêneros literários. É importante este trabalho para o desenvolvimento de nossas crianças. Mas também estamos com este projeto para dar visibilidade e reconhecimento a trabalhos de artistas de nossa cidade. Há muitos autores com obras muito boas e que precisamos destacar e apoiar”, disse.

O secretário ainda informou que durante outros projetos como o Colônia Cultura e Férias (que aconteceu nas férias de julho e irá se repetir por outros períodos) e o Cultura nos Bairros (que acontece mensalmente em um comunidade da cidade), um dos trabalhos apresentados é o Cantinho da Leitura, onde obras são expostas, há debates sobre literatura e até doações de livros para crianças. Em setembro, mês do aniversário da cidade, acontece o Festival Literário, na Praça Sant´Anna. “Precisamos trabalhar muito para democratizar acesso a cultura. E a área da literatura é um dos nossos principais projetos, por que atua diretamente no desenvolvimento da expressão, na percepção de realidade social e na intervenção dos espaços sociais por meio de obras”.

Fonte: Da Seccom