Secretaria de Educação conclui ciclo de formação continuada para professores e gestores

Terminou na última sexta-feira, dia 05, o Ciclo de Formação de Gestores Educacionais, organizado pela Secretaria Municipal de Educação, através da coordenação de Formação Continuada e Gestão de Projetos Educacionais, e destinado aos diretores das Escolas e Centros Municipais de Educação Infantil. Ao longo de cinco módulos, o ciclo aprofundou temas contemporâneos da Gestão Educacional, discutindo desafios, estratégias e propostas para qualificar as práticas e mobilizações dos gestores.
O último módulo abordou o tema “Cultura de Monitoramento: o uso de indicadores na escola”, destacando a importância da análise de dados para o fortalecimento das ações pedagógicas e administrativas. Mas, além deste, outros temas relevantes para a gestão educacional também foram pautas de debates e proposições estratégicas, entre os quais: Organização Escolar e a Construção de Ambientes Educativos Inclusivos e Inovadores; Liderança em Ação - A Gestão de Projetos Educacionais; Gestão Escolar e a promoção das competências socioemocionais na BNCC; Organização Pedagógica e Cultura de Paz na Escola: o papel da gestão da prevenção e no fomento de estratégias para a mediação de conflitos.
Além desse ciclo voltado aos gestores, em 2025 também foi realizada uma Formação Continuada composta por oito módulos temáticos, com teoria e prática, direcionada aos professores da Rede Municipal de Ensino. O último encontro também ocorreu nesta última semana. Essa formação docente ampliou perspectivas e promoveu reflexões sobre experiências e práticas pedagógicas inovadoras, além de efetivar um espaço para a escuta, diálogo e troca de experiências. Entre os temas dos módulos deste Ciclo, constaram: PEI – Inclusão e Diversidade: Promovendo estratégia, produzindo na prática e rompendo desafios; Recomposição de Aprendizagem: Estratégias, Avaliação Diagnóstica Sequenciada e Construção do PRA (Plano de Recomposição de Aprendizagem); Literatura Infanto-Juvenil: Práticas de Leitura, Escrita e Interpretação (Novas Tendências); Metodologias Ativas, Cultura Digital, Educomunicação e Desenvolvimento de Mentalidades; Educação das Relações Étnico-Raciais: Consciência Crítica, Letramento e Práticas Educativas em Movimento; Consciência Fonológica: Competências Pré-Leitoras; Educação para a Sustentabilidade e Letramento Ambiental: Desafios e Possibilidades nas escolas do campo e urbanas; Avaliação, Feedback de Ensino e BNCC.
De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Profª Rosilene Marques, os dois Ciclos de Formação Continuada foram muito importantes para poder mapear demandas, ampliar escuta, aprofundamentos temáticos e fomentar novas estratégias didático-pedagógicas nas instituições municipais de ensino. Para encerrar o ano letivo, no dia 19 de dezembro acontecerá o 1º Simpósio Municipal de Práticas Educativas de Andirá, ocasião em que as instituições da Rede apresentarão projetos pedagógicos diferenciados desenvolvidos ao longo do ano letivo.