A Prefeitura Municipal de Andirá vai reformar a República dos Aposentados, um dos mais importantes órgãos de proteção especial aos idosos da cidade. Os residentes moram no local e contam com atendimentos especializados de intervenção social. A Prefeita, Ione Abib, pediu o projeto de urgência ao arquiteto e urbanista André Maluzi, atual secretário de Obras e Serviços Urbanos do município, que já desenvolveu um projeto amplo, moderno e apresentou a Prefeita esta semana. Ele esteve fazendo várias vistorias no local, conversou com os moradores, registrou o estado precário de estrutura de cada uma das residências.

Segundo ele, o espaço vai garantir mais dignidade e conforto aos idosos. Hoje, as casas sofrem com problemas sério de infiltrações, forros caindo, vidros quebrados, entre várias outras necessidades, frutos de falta de manutenção. Todas as residências devem passar por modificações e melhorias. Mas não são só as residências. O projeto prevê melhorias nos espaços externos de socialização dos moradores e arborização.  Os idosos são atendidos pelos projetos sociais do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), além de projetos de saúde e CCI – Centro de Convivência dos Idosos -.

Outras ações envolvendo atividades culturais, de leitura e esporte e lazer também foram pedidos da prefeita, que quer mais ampliação de qualidade de vida aos idosos residentes. Os secretários destas pastas também vão elaborar projetos para o local.

Fonte: Tiago Dedoné / SECCOM