1ª Feira de Saúde de Andirá supera expectativas
|
|
|
|
|
|
Clique aqui para ver a galeria de fotos.
A Secretaria Municipal de Saúde em convênio com professores e alunos do CESCAGE - Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais, de Ponta Grossa, realizaram nos dias 6, 7 e 8, a 1ª Feira de Saúde de Andirá. O objetivo central foi proporcionar o acesso da população à profissionais da saúde, que durante os três dias de evento, estiveram explicando e orientando os participantes de como se prevenirem de várias doenças.
O projeto desenvolvido pela Secretaria de Saúde com a coordenação da dentista, Daisy Galdino, começou a ser elaborado desde que José Roberto foi indicado para o cargo de Secretário da Saúde. “O trabalho de prevenção é muito importante para o município, assim que concluímos o projeto, o Prefeito José Ronaldo Xavier aprovou e pudemos organizar a primeira feira, que com certeza não será a única”, disse o secretário.
Temas
O principal tema da 1ª Feira de Saúde de Andirá foi o câncer bucal. Nos dois primeiros dias do evento, profissionais da UEPG examinaram centenas de pessoas no consultório instalado ao lado do Cine Teatro São Carlos e obtiveram um resultados de 20 suspeitas da doença no município. “Esses pacientes irão receber acompanhamento adequado e vamos continuar orientando os cidadãos sobre os riscos da doença e de como se prevenir”, explicou a coordenadora do projeto, Daisy Galdino.
A oportunidade de realizarem a avaliação bucal com intuito de constatar índice de lesões foi proporcionado pela primeira vez para algumas pessoas. O aposentado João Moreto, usuário da prótese dentária, que é um dos fatores de risco para se adquirir a doença, foi examinado pela primeira vez. “Estou muito feliz em poder fazer parte das pessoas que estão sendo atendidas, os profissionais nos explicaram sobre o câncer e como devemos agir”.
Além disso, os participantes puderam tirar dúvidas com psicóloga, fonoaudióloga, foram orientados de como se prevenirem da AIDS, câncer de mama e mosquito da dengue. Também realizaram exames de diabetes, oftalmologia, ortopedia, aferição de pressão arterial, praticaram exercícios físicos e assistiram a apresentação de primeiros socorros do Corpo de Bombeiros .
As crianças tiveram atendimento odontológico e se divertiram com as atrações destinadas à elas. A grande preocupação com as crianças foi a utilização de pasta dentária com flúor. A ingestão do produto em excesso está prejudicando a dentição em desenvolvimento. “Muitas vezes esses bebês não tem acesso aos profissionais da área ou até mesmo a falta de informação impossibilita os pais de fazerem a higiene adequada em seus filhos. Foi muito importante os atendimentos infantis para esclarecer melhor o tema com as pessoas que cuidam de crianças”, explicou Daisy.
Visitas
O Prefeito José Ronaldo Xavier, esteve prestigiando o evento durante os três dias e garantiu que dará todo apoio para a realização de outras feiras. “Toda a informação transmitida para a população através do evento é essencial numa sociedade. É com grande felicidade que dou todo apoio para a realização desse trabalho. A saúde de qualidade é fundamental para o bem estar da comunidade”.
Na tarde de terça-feira (07), Dr. Xavier visitou a feira acompanhado de Pedro Lupion, filho do Deputado Federal, Abelardo Lupion. Paulo elogiou o serviços prestados pelos profissionais da saúde pública do município e parabenizou o Prefeito pela iniciativa de proporcionar esse benefício à população.
Segundo os organizadores, a 1ª Feira de Saúde de Andirá teve as expectativas superadas. Realizada na semana em que se comemora o Dia Mundial da Saúde, 07 de abril, o desempenho dos profissionais e a participação em massa dos andiraenses comprovou que o objetivo foi conquistado.
Prevenção é principal fator contra câncer bucal
De acordo com dados do Inca 2008, o Paraná é o terceiro Estado com casos de câncer bucal (15,41 para 100.000 pessoas). O índice é preocupante e tem despertado o interesse de profissionais para diminuir a meta. O professor do curso de Odontologia do CESCAGE, Francisco Isaak Ciesielski, especialista na área, esteve em Andirá participando da 1ª Feira de Saúde e na noite de segunda-feira, 06, ministrou palestra para os profissionais da saúde do município, alertando a atual situação e orientado como agir diante dos casos.
Francisco explicou que a falha no diagnóstico do tumor é uma das principais causas no grande número de pacientes que descobrem a doença já em fase avançada. “Muitos dentistas têm medo de fazer exames mais profundos, descobrir algo e não saber orientar o paciente. É necessário mais conhecimento dos profissionais na área e se encontrar alguma lesão encaminhar para o especialista ou pedir biópsia”.
O paciente também tem que fazer sua parte, a prevenção é essencial para que o câncer seja descoberto logo no início, aumentando assim a possibilidade de tratamento com resultado positivo. “Se perceber que apareceram manchas na boca e que venham a causar dores, o paciente deve procurar o profissional imediatamente”, orientou o professor.
Existem alguns fatores de risco que facilitam com que a pessoa adquira o câncer bucal, são eles: fator genético, sexo masculino, acima de 40 anos, fumante, alcoólatra, exposição a radiação e solar, má higiene bucal, próteses dentárias mal ajustadas, restaurações quebradas, dentes quebrados e a falta de uma boa alimentação. Por isso, a importância das pessoas estarem sempre se monitorando e observando se não há nada de estranho em sua boca. “Os dentistas têm acesso aos pacientes quando estes vão até o consultório, se apresentar alguma lesão e não procurar o profissional, às vezes não tem como ser diagnosticado a tempo”.
O professor apresentou os principais casos de câncer e explicou como identificá-los, sempre enfatizando para que os dentistas prestem muita atenção aos pequenos detalhes que podem ser encontrados e que nem sempre são levados a sério.
Ao final da palestra, realizada no Ingá Country Club, foi servido um jantar para os participantes.