A secretária de Ação Social, Ana Lúcia, entregou as primeiras cestas

Além dos alimentos, a equipe do CRAS, distribuiu cobertores às famílias

O CRAS – Centro de Referência em Assistência Social –, de Andirá, iniciou na quarta-feira (17), a distribuição de cestas básicas para famílias carentes do município. De acordo com a secretária de Ação Social, Ana Lúcia dos Santos Xavier, neste ano, somente 200, das 740 famílias cadastradas, receberão o auxílio. Na segunda-feira (15), durante reunião no Cine Teatro São Carlos, com as pessoas que receberão as cestas até dezembro de 2009, a secretária explicou que a prefeitura está trabalhando com orçamento votado pela Câmara de Vereadores, ano passado, e que a verba aprovada é insuficiente para atender um número maior de famílias.

“Em 2008, mais famílias foram assistidas porque os estudantes universitários transportados pela prefeitura,  completavam o número de cestas. Agora a administração fez nova parceria com os estudantes através da ASCEUMAR - Associação Comunitária dos Estudantes Universitários de Andirá e Região, isentando-os do compromisso de doar alimentos para a prefeitura. Hoje, a Ação Social de Andirá está fazendo o seu papel de assistir as famílias que realmente precisam. Essa administração não fará politicagem com cestas básicas”, assinalou Ana Lúcia.

Já a assistente social, Juliana Morais da Silva Varella, informou que para garantir uma distribuição justa pelo novo sistema, o CRAS teve que fazer novo cadastro e adotar alguns critérios e prioridades.

“É importante ressaltar que o novo procedimento adotado pelo CRAS, tem como objetivo ampliar a distribuição de cestas e oferecer cursos profissionalizantes, a fim de que os beneficiados se qualifiquem melhor para o mercado de trabalho e saiam da vulnerabilidade social, melhorando a renda familiar. Os critérios adotados para a distribuição, são os mesmos do programa do governo federal ‘Bolsa Família’, que prevê o benefício para quem tem renda igual ou inferior a R$ 136,00 por pessoa da família e que não receba cesta básica de outra fonte”, explicou Juliana. Disse ainda, que devido ao grande número de cadastros, foi necessário priorizar as famílias com maior número de filhos e que pagam aluguel. Depois, segundo ela, outras famílias serão selecionadas para receber o auxílio. Mas, garantiu que continuará fazendo visitas domiciliares para avaliar a situação das pessoas contempladas e que o benefício poderá ser suspenso a qualquer momento se for constatado irregularidades nas informações fornecidas para preenchimento do cadastro. A visita é um instrumento do serviço social que oferece condições de avaliar a real situação socioeconômica do núcleo familiar, identificar a presença de outras necessidades além da cesta básica e trabalhar as políticas socioassistenciais que levam ao desenvolvimento familiar.

“É importante explicar também que a cesta básica faz parte dos benefícios eventuais que são fornecidos pelo CRAS, para atender a necessidade temporária da família em situação de vulnerabilidade social. Se ela consegue sair dessa situação obtendo renda suficiente para comprar seu alimento, o benefício será direcionado à outra pessoa”, observou a assistente social.

Fonte: Da assessoria