Termo Aditivo foi assinado na sexta-feira(26) em solenidade realizada no Cine Teatro São Carlos

O secretário do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Luiz Claudio Romanelli assinou na  sexta-feira (26) em Andirá, os termos aditivos do PAA - Programa de Aquisição de Alimentos, com entidades assistenciais, agricultores e prefeituras de 15  municípios. Andirá foi contemplado com R$ 244.182, para a aquisição de produtos  de 74 agricultores familiares, que serão repassados às 21 entidades cadastradas no programa. De acordo com  Romanelli, o  Compra Direta  fortalece a agricultura familiar, garante alimentos em quantidade e qualidade e promove o desenvolvimento local.  “O programa é muito bem executado no Paraná, tanto que é referência nacional e por isso conseguimos aumentar expressivamente o volume de recursos investidos. A iniciativa gera renda e trabalho e principalmente contribui para a erradicação da fome, que é um dos objetivos do governador Beto Richa”, afirmou.

O prefeito José Ronaldo Xavier (PTB) elogiou o trabalho que Romanelli vem realizando em sua pasta destacando a especial atenção que  dedica ao Norte Pioneiro. O Romanelli é o secretário e deputado mais atuante do governo Beto Richa. Como prefeito a gente tem o sonho de desenvolver a pequena agricultura no município, mas sempre esbarramos na falta de recursos. É aí que contamos com a ajuda do Romanelli e da Emater! Sem eles e sem os agricultores que acreditam em nosso trabalho seria impossível realizar esse sonho.  Andirá vai receber quase R$ 250 mil reais, esse recurso  será bastante positivo para o município, já que,  além de beneficiar nossos pequenos produtores assegurando a compra de seus produtos movimentará o comercio local, já  que esse dinheiro será gasto aqui”, explicou Xavier.

A presidente do Provopar andiraense, Ana Lúcia dos Santos Xavier, abriu o encontro dando boas vindas a todos e agradecendo  o secretário Romanelli  pelo apoio que tem dado para Andirá. Ela destacou  que  O PAA é de fundamental importância para  município, porque  além aumentar a renda mensal dos agricultores familiares e contribuir para que permaneçam no campo oferece produtos de melhor qualidade na merenda dos alunos das escolas municipais e estaduais e alimentação nutritiva e saudável aos demais beneficiados.

A holericultora Maria Aparecida Francisco da Silva, da Vila Rural, há 07 anos fornece produtos para o programa e, com orientação da Emater conseguiu diversificar sua horta e investir na melhoria da propriedade. Ela representou os pequenos agricultores no evento. “Antes era difícil comercializar meus produtos, tinha muitos gastos e o lucro era quase insignificante. Depois que passei a fornecer para o PPA e passei a receber orientação técnica da EMATER, a qualidade de meus produtos melhoraram e minha vida também, pois passei a lucrar bem mais com o meu trabalho. Mas em primeiro lugar agradeço muito a Deus, se não fosse ele nada disso teria acontecido”, comemorou.

Participaram da solenidade, autoridades locais, da região e do Estado.O encontro foi realizado no auditório do Cine Teatro São Carlos.

O Compra Direta - Programa de Aquisição de Alimentos é executado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e, no Paraná, tem como órgão gestor a Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), a Central de Abastecimento (Ceasa) e o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea-PR).

Para participar do programa o agricultor familiar precisa estar enquadrado no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Veja todas as fotos dessa matéria, no linck abaixo.

Fonte: Assessoria - João Campos