Notícias

Home / Cidade / Notícias

   A 15º Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe Influenza foi lançada no dia 26 de março pelo Ministério da Saúde. Na última segunda-feira (15) ela teve início em Andirá vai até o dia 26 de abril, mas a mobilização nacional (o Dia D) acontece no dia 20 (sábado). São sete postos de saúde com oito profissionais para atender o público.

 

Andirá recebeu, via Regional de Saúde, 2.300 doses da vacina para uma população a ser imunizada de 3.877 pessoas, inclusos os grupos prioritários: 369 crianças de seis meses a dois anos de idade; 310 gestantes; 30 mulheres no período puerpério; 2.983 pessoas com 60 anos de idade ou mais; 185 técnicos de saúde e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis, que eram vacinados depois da campanha, agora simultaneamente.

 

A campanha poderá ser estendida até o dia 27, caso a meta mínima de 80% exigida pelo Ministério da Saúde não seja alcançada. “Em 2012 alcançamos uma cobertura de 91%”, ressaltou Verônica Rodrigues Ferreira, chefe do Departamento de Epidemiologia da Secretaria de Saúde de Andirá. Em todo o país, a meta de imunização do Ministério da Saúde é atingir 31,30 milhões de pessoas.

 

“No ano passado tivemos que enfrentar resistências, principalmente dos idosos. Por isso fomos de casa em casa conscientizar sobre a vacinação e assim fechamos em 91%. Neste ano, nossa meta é um percentual maior. Conclamamos as pessoas a fazer uso da vacina. Ela salva vidas, pois reduzimos drasticamente em 2012 o número de internações e até mesmo de mortalidades”, revelou Verônica.

 

A Influenza

 

É uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório e de elevado poder de transmissão. Ela ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada quando tosse, espirra ou fala. Tem mais: mãos em contato com superfícies contaminadas por essas secreções podem levar o vírus direto à boca e também ao nariz e aos olhos.

 

Os sintomas, em alguns casos, são parecidos aos do resfriado: congestão nasal, febre, mal-estar, rouquidão, tosse e mialgia. Nos casos graves da doença, evolui para a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que leva à morte.

 

 

Fonte: Andirá Comunicação