A Unidade de Pronto Atendimento de  Saúde (UPA) será construída no terreno onde está situado o Salão de Velórios Municipal.

Com a participação do prefeito José Ronaldo Xavier (PTB), vereadores, secretários municipais e populares, ficou definido em audiência pública realizada ontem, quarta-feira (07), às 19h30, na Câmara de Vereadores, que o recurso no valor de R$ 500,000,00 da  Emenda de Iniciativa Popular, do Orçamento Geral da União de 2012,  será destinado na implantação de uma  Unidade de Pronto Atendimento (UPA), dotada de estrutura  capaz de suprir com eficiência a  demanda  por atendimento ambulatorial básico no município.  Há décadas esse serviço está vinculado ao hospital, acarretando sobrecarga ao Pronto Socorro.  A unidade será construída no terreno ocupado pelo Salão de Velórios Municipal, que ganhará novas instalações em local a ser definido pela Administração Pública.  A proposta é do prefeito Xavier e foi aprovada por unanimidade pelos participantes da conferência.  A  prefeitura tem até sábado, dia 10, para encaminhar a documentação à Comissão  de Orçamento da Câmara dos Deputados,  em Brasília. “È uma corrida contra o tempo, mas tudo está sendo providenciado com agilidade e não perderemos o prazo”, afirma Xavier.

A Emenda de Iniciativa Popular é uma proposta do relator geral, deputado federal Arlindo Chinaglia, aprovada pela Câmara dos Deputados. Contempla municípios com até 50 mil habitantes, os quais  poderão  escolher uma ação do governo na cidade,  através de indicação da população, em audiência pública. Os valores destinados a cada município vão de R$ 300 mil a R$ 600 mil, variando de acordo com o número de habitantes.  R$ 300 mil para municípios  com até cinco mil habitantes; R$ 400 mil para municípios  entre  5  e 10  mil habitantes; R$ 500 mil para municípios  entre 10 e 20 mil habitantes; e R$ 600 mil para municípios com até 50 mil habitantes. As emendas podem ser variadas e devem atender às prioridades de cada cidade.

Fonte: Assessoria - João Campos