O Brasil realizará neste ano a 1ª Conseg – Conferência de Segurança Pública, o projeto é um marco histórico na política nacional. O objetivo é traçar metas e com apoio da população melhorar a Segurança Pública. O programa envolve várias etapas, entre elas, as municipais eletivas e preparatórias, estaduais, as conferências livres, virtuais e seminários temáticos. Essas ações possibilitarão que cada cidadão encaminhe propostas de melhorias a etapa nacional, que acontecerá de 27 a 30 de agosto.

Em Andirá, o Sargento Júnior, da Polícia Militar Rodoviária, com apoio da chefe de gabinete, Cleuza Guimarães, reuniu na quarta-feira, 17, representantes da comunidade andiraense para apresentar o projeto e discutir os sete eixos propostos. Após explicação do Sargento, os participantes se dividiram em três grupos e através dos eixos puderam definir os princípios para a política nacional de segurança pública e as diretrizes. De acordo com Sargento Júnior, a comunidade andiraense focou a área social. “Os representantes escolherem os eixos 3, 4 e 5 que são os que mais envolvem a responsabilidade social, planejamento e estrutura no sistema de segurança nacional”.

As reivindicações serão encaminhadas para Brasília onde serão analisadas e propostas na 1ª Conseg. A secretária de educação, Sirlei de Freitas Aguiar, destacou que esse é o primeiro passo para unir população e os órgãos de segurança pública.

A conferência nacional tem como objetivo central o fortalecimento do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), todas as categorias de polícia em um só grupo, abordando um novo paradigma iniciado pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) e a participação ativa da população. Qualquer pessoa pode participar e dar sua opinião por meio de fóruns de debates no site www.conseg.gov.br.

O prefeito José Ronaldo Xavier, que sempre lutou por uma melhor segurança no município, participou da reunião e lembrou que a violência se combate dando oportunidades, educação e trabalho.

Estiveram presentes na conferência livre o vereador Petrica, vice-presidente do DEM, Datargnan Mussi, secretária de Ação Social, Ana Lúcia Xavier, administrador do Hospital, Tim, padre Delcino, representante do Patrimônio Nossa Senhora Apaprecida, José Orsini, pastor Moisés Broges, prefeito e secretária da Educação.

Eixos

• Eixo 1
    Gestão democrática: controle social e externo, integração e federalismo
  • Eixo 2