Após 24 horas de resfriamento o leite é distribuído

Depois de embalado o leite é datado com prazo de validade

Várias análises são realizadas para testar a qualidade do produto

Com objetivo de gerar empregos, estimular pequenos produtores, dar uma fonte alternativa de renda e principalmente melhorar a qualidade do leite distribuído em Andirá, em 2007 foi criado o Laticínio APLA – Associação dos Produtores de Leite de Andirá. A instituição que não tem fins lucrativos paga um valor mais alto pelo leite do que a média das outras empresas. O responsável técnico pela produção é o veterinário, Ângelo Roberto Dalossi.

Dos 10 produtores associados, oito fazem entrega de leite para o laticínio. De acordo com Ângelo, produtores não associados também são beneficiados. “Se a quantidade de leite oferecida por nossos associados não é o suficiente, nós abrimos espaço para produtores não associados”. Atualmente são cinco empregos diretos na associação, porém o fato de estarem produzindo leite gera empregos desde a criação das vacas.

Produção

Em média são produzidos diariamente 1.000 litros de leite. Para oferecer um produto de qualidade são realizados vários processos de análises. São testes para constatar se o leite está com acidez (azedo ou não), para verificar se o produto foi adulterado, densidade, teor de gordura e nível de contaminação. Se aprovado nas análises, o produto passa pelo processo de resfriamento, em seguida é realizada a pasteurização – aquecimento do leite de 73 a 75 graus celsius, durante 20 segundos e depois choque térmico de 5 a 6 graus celsius – o leite então é enviado para o tanque de equilíbrio, embalado, datado e fica 24 horas na câmara fria até ser distribuído.

Além dos testes realizados diariamente, a cada 15 dias uma amostra do leite produzido na associação é enviado para análises na UEL e uma amostra de cada produtor é enviada para o APCBRH, setor especializado em testes de qualidade do leite, em Curitiba. Também é exigido exames constando a sanidade dos animais.

Distribuição

A associação possui atualmente o SIM – Serviço de Inspeção Municipal – isso possibilita a entrega de leite em todo município. Segundo Ângelo, o produto tem sido distribuído no comércio local, escolas, creches e numa parceria com o Governo do Estado conseguiu a distribuição do leite para o ‘Programa Leite das Crianças’.

A entrega é feita em um veículo próprio com o baú exotérmico. Alguns dos produtores da associação ainda oferecem a entrega particular, ou seja, na residência do comprador. “O hábito de receber o leite em casa ainda é muito utilizado, porém, nossos produtores entregam o leite somente depois de passar por todos os testes. O risco de adquirir o produto com contaminação devido a falta de inspeção é muito grande, por isso que o cliente deve saber qual a origem do leite”, explica o veterinário.

A associação tem como meta conseguir o SIP – Serviço de Inspeção do Paraná – para que aumente a produção e que o leite seja distribuído em toda a região, gerando mais emprego e renda para o município.

Fonte: Jornal Folha de Andirá – Janaina Polizel