Na luta contra a disseminação e proliferação dos casos de dengue, fenônemo que preocupa autoridades sanitárias de todo País, o setor de epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Andirá se mobiliza para orientar e promover limpeza no município. Funcionários do setor de limpeza da Prefeitura desenvolvem, desde 26 de abril de 2010, trabalho de limpeza em logradouros públicos no mutirão de combate à dengue. O objetivo é promover trabalho intenso no sentido de fechar o cerco ao “Aedes Aegypti”, mosquito transmissor da doença. De acordo com Sebastião Mata e Silva, agente de Saúde da Fundação Nacional da Saúde, e coordenador do setor de endemias da cidade de Andirá, “o trabalho teve início na sexta-feira, dia 26 de fevereiro, e a equipe promove limpeza, principalmente em logradouros públicos, margens das rodovias, da ferrovia e nos terrenos baldios”. Mata destaca ainda, o trabalho de orientação e conscientização que está sendo desenvolvido por agentes de saúde, junto às residências e empresas. Ciente da necessidade de colaboração de todos, faz um apelo, “que a população procure manter o quintal limpo, sem objetos que possam acumular água”, e finaliza destacando que, “a participação e colaboração de toda comunidade é muito importante para erradicação do transmissor, evitando assim, casos da doença na cidade”, finaliza.

Em meio há tantos números divulgados, mostrando a realidade em todo País, na quinta-feira (11), a Secretaria de Saúde do Município informou que até aquele dia, período da manhã, “onze casos foram notificados, entre suspeitos e confirmados”. Desses 11 casos, um está confirmado; dois foram confirmados através de exames realizados em laboratório particular. A Secretaria fez nova coleta de material que foi enviado para o laboratório referência do Estado, e aguarda resultados. As autoridades do município aguardam, também, resultados dos demais (08) pacientes.

Os casos notificados em Andirá são acompanhados pelo setor de epidemiologia. Segundo funcionária do setor, que faz o acompanhamento, “os pacientes são orientados a repousar, hidratar de forma adequada e se medicar de acordo com as orientações médicas”, esclarece. Finaliza destacando que “no município não houve qualquer caso de recaída”.

Fonte: Fredy Macedo – Jornal Folha de Andirá