Com objetivo de difundir conhecimentos que contribuam na melhoria da qualidade de vida das pessoas portadoras de deficiências mentais atendidas pela rede pública de saúde, a prefeitura de Andirá, através da Secretaria Municipal de Saúde e do CAPS – Centro de Atenção Psicossocial - realizou recentemente no Cine Teatro São Carlos, a 1ª edição do Fórum de Saúde Mental de Andirá, com o tema: Construir juntos as perguntas e as soluções. O encontro reuniu representantes de vários seguimentos da comunidade, servidores e autoridades ligadas ao setor, do município e região e representantes da administração publica  local. Destaque para o médico e prefeito Dr. José Ronaldo Xavier, que após a abertura do evento realizada pela secretária de saúde do município, Cleuza Guimarães, falou sobre o tema que demanda atenção de toda a sociedade, salientando que é nos postos de saúde que a maioria das pessoas com distúrbios psicológicos busca o primeiro atendimento. Porém, isso acaba atrasando o tratamento especializado do paciente, já que os médicos  que atuam na rede básica de saúde não estão preparados para diagnosticar, de inicio,  que os sintomas descritos pelo paciente são de origem psíquica. Outro assunto abordado por Dr. Xavier foi a evolução que ocorreu na forma de tratamento de doentes mentais.  Ele lembrou que houve época em que o problema foi considerado obra do demônio e as pessoas eram acorrentadas e mantidas em prisões até a morte. Algumas eram queimadas vivas.

Após o pronunciamento do prefeito, a psicóloga e coordenadora técnica do CAPS-I de Andirá, Mariana Canhoto de Araújo, abordou o tema, “Saúde Mental” em Andirá, destacando que: 12% da população necessita de algum atendimento em saúde mental; 6 a 8% apresenta transtornos psiquiátricos decorrentes do uso prejudicial de álcool e outras drogas e  3% sofre de transtornos mentais severos e persistentes.

Em seguida a psicóloga Cecília Machado Loureiro Schmdit e o psiquiatra Fernando Pilotto discorreram sobre, “Reforma Psiquiátrica – Saúde Mental e Direitos Humanos”. Mariana Canhoto falou sobre as atividades do  “CAPS-I de Andirá;” a assistente social Eliane Cristina Lopes Brevilheri, abordou o tema  “Saúde pela perspectiva da intersetorialidade”  e a psicóloga Bruna Mendes Sales, palestrou  sobre “Saúde Mental infanto-juvenil”.

Ao encerrar as apresentações dos temas os participantes realizaram oficinas e apresentaram propostas em plenária.

CAPS:

CAPS é um serviço de saúde de referência e tratamento para pessoas com grave sofrimento psíquico. A missão do centro é prestar  atendimento diuturno a esses pacientes nas suas localidades oferecendo cuidados clínicos e reabilitação psicossocial, com o objetivo de evitar internações psiquiátricas, tornando-as ativas e assim leva-las à integração social e familiar.

Para fazer uso desse serviço, o ideal é que o primeiro atendimento seja feito na Unidade Básica de Saúde. “Caso a gravidade dos sintomas justifique a necessidade de um serviço especializado, o médico encaminhará o usuário para o CAPS. Se o usuário estiver em crise, a família  deverá entrar em contato com os profissionais do CAPS para orientações”, explica a psicóloga Mariana Canhoto de Araújo.

Fonte: Assessoria - João Campos