No ultimo dia 07, em Andirá foi realizado o I Fórum Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. Este evento teve por objetivos reunir gestores públicos e membros da sociedade civil para debater sobre Segurança Alimentar e Nutricional e também sugerir propostas de melhorias para os programas, ações existentes nessa área. O evento que ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Educação, no período das 13h30m às 18h, reuniu 110 pessoas, que após abertura oficial assistiram várias palestras, a saber: “O que é Segurança Alimentar e Nutricional”, proferida pelo engenheiro  agrônomo da Emater, Fernando Teixeira. A nutricionista Magda Paviani orientou os participantes sobre como evitar o desperdício dos alimentos, bem como a importância de ingerir alimentos saudáveis para evitar doenças. A assistente social da Secretaria Municipal de Ação Social, Glayse Pícolo Coimbra Botega apresentou acerca dos movimentos, ações, conselhos, leis, etc., que existem desde o século passado em todo o Mundo, Brasil e Paraná, que discutem e tentam solucionar os problemas da insegurança alimentar e nutricional. Logo após, a pedagoga da Secretaria Municipal de Ação Social, Silvane M.Mazur apresentou os programas, projetos e benefícios relacionados à Segurança Alimentar e Nutricional, existentes no município de Andirá, que são financiados tanto pelo município, bem como pelo Governo do Paraná e Governo Federal. Apresentou programas, como por exemplo, Programa de Aquisição de Alimentos, o conhecido “Compra Direta”, em que o município adquire alimentos produzidos no próprio município e repassa para instituições da cidade, como escolas, CMEI’s, projetos sociais, entre outros. Assim, são beneficiados tanto os pequenos agricultores, pois fortalece a agricultura familiar, bem como as pessoas que freqüentam as instituições, pois a alimentação ofertada é de ótima qualidade. Outro exemplo que também está relacionado à Segurança Alimentar e Nutricional, é o Programa Leite de Soja, financiado com recursos municipais, pois este alimento é rico em proteínas, e as proteínas desempenham funções essenciais no organismo. Qualquer pessoa do município interessada nesse benefício tem o direito de recebê-lo, para tanto, deve realizar o cadastro no CRAS.

Depois das apresentações, os participantes foram organizados em 02 grupos, sendo que cada grupo debateu e propôs ações de melhoria e/ou à implantação de novas ações para este campo da Segurança Alimentar e Nutricional. Essas propostas foram apresentadas para todos os participantes e aprovadas para serem sugeridas na Conferência Regional que acontecerá no município de Cornélio Procópio. Também foram eleitos os representantes para participar desse Encontro Regional, sendo tanto do poder público, como da sociedade civil. Para encerrar o evento, a Secretária Municipal de Ação Social, Ana Lúcia dos Santos Xavier agradeceu a presença de todos e a colaboração de funcionários das Secretarias Municipais de Ação Social; Educação; Agricultura;  da EMATER e do CRAS  e outros que se empenharam para a realização desse evento.

Conceito: ”Segurança Alimentar e Nutricional é a realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde que respeitem a diversidade cultural e que sejam social econômica e ambientalmente sustentáveis.”.

Fonte: Silvane Mazur