A medida proposta pela Secretaria da justiça, Cidadania e Direitos Humanos foi anunciada pelo Deputado Estadual Hermas Brandão Junior - Herminhas- PSDB.

A população de Andirá recebeu com surpresa, para não dizer susto, a notícia divulgada pelo Deputado Hermas Brandão JR.(Herminhas PSDB), que o governo pretende transformar em prisão semi-aberta o prédio construído em 2010 para abrigar a delegacia de Policia Civil andiraense, que até hoje encontra-se ocioso por erros de projeto. Semana passada, em entrevista a uma Rádio local, o prefeito José Ronaldo Xavier (PTB) foi enfático ao afirmar que é totalmente contra a implantação da unidade no município e que sequer foi consultado sobre o assunto.

Na tarde de quinta-feira (08), em audiência pública realizada no Cine Teatro São Carlos, representantes da SEJU - Secretaria de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos tentaram convencer a população representada por autoridades civis e militares, empresários e outros seguimentos, que a instalação do sistema  só traria vantagens, já que o município  passaria a contar com mão de obra-barata de mais de 60 presos que cumprem o restante de suas penas em regime semi-aberto, além do comercio local  ser aquecido pela equipe funcional da prisão,que mudaria com seus familiares para Adndirá. Questionado sobre quem arcaria com o ônus da alimentação dos presos e sobre a segurança da comunidade, o representante da SEJU, Flavio Buckmann, explicou que as refeições (almoço e jantar) ficariam por conta dos contratantes dos serviços dos apenados e que os presos beneficiados com o regime semi-aberto, que terminariam suas penas em Andirá são da própria comarca e de comarcas vizinhas, encarcerados no sistema prisional de Londrina e Piraquara. “São homens disciplinados, de boa conduta e serão monitorados pela PEL - Penitenciária Estadual de Londrina. Qualquer delito que cometerem acarretará retorno imediato às suas bases”, assegurou.  Os argumentos não convenceram e a implantação do Centro Penal  no município foi rechaçada por todos que participaram do encontro, cerca de 200 pessoas.

A unânime decisão levou os representantes do governo a cancelar a ocupação do prédio prevista para o próximo dia 19, quando os primeiros 30 prisioneiros seriam removidos para o local.

A proposta andiraense é que o governo faça as readequações necessárias no prédio mal planejado e transfira para o local todo o atendimento que é realizado nas precárias instalações da atual delegacia.   Inclusive o setor carcerário, já que, como lembrou o Secretário Municipal de Administração Edsom Roberto Stefanuto foi com esse objetivo  que  a prefeitura cedeu o terreno ao Estado.

O Deputado Herminhas acompanhou atentamente o debate e respondeu perguntas da platéia. Ao final, junto com os representantes da Secretaria de Justiça e Cidadania, se comprometeu em levar as reivindicações ao governador Beto Richa, ressaltado que essa é a sua maneira de fazer política.

A manifestação foi promovida pelo empresário José Roberto dos Santos (TIM) que participou do debate deixando claro sua posição contraria a implantação do Centro Penal em Andirá.

O Chefe de Gabinete João Cláudio Machado e o Secretário Administrativo Edson Roberto Stefanuto representaram o prefeito Xavier, que em razão de compromissos na capital não compareceu  ao encontro. O presidente da Câmara, André  Anderson Rossato  foi representado pelo vereador Saulo Rodrigo dos Santos.

Fonte: Da assessoria - João Campos.