Curitiba, junho de 2010 – Nunca a educação pública esteve tão em alta como nos dias de hoje. Nas próximas eleições, os brasileiros estarão mais atentos às propostas relacionadas ao tema, segundo pesquisa divulgada pelo Ibope Inteligência, em parceria com o Instituto Monte-negro, a Fundação SM e o Movi¬¬mento Todos Pela Educação. A área é a terceira que mais preocupa os brasileiros, ficando ao lado de questões como drogas e empregos, saúde e segurança pública.

O Sistema de Ensino Aprende Brasil, solução educacional desenvolvida pela Editora Positivo para atender as escolas da rede pública de ensino básico, tem colaborado para a melhoria da qualidade do ensino público no país, figurando como grande aliado na gestão educacional dos municípios brasileiros.

Atualmente, o Sistema de Ensino Aprende Brasil está presente em 1.900 escolas públicas, fazendo a diferença na vida de 285 mil alunos de mais de 160 municípios brasileiros. Em inúmeros deles, as instituições conveniadas já se tornaram referência nacional com prêmios em olimpíadas escolares de conhecimento e feiras educacionais, e apresentaram melhores índices em avaliações do MEC.

Para promover a troca de experiências e alavancar o desenvolvimento educacional dos municípios paranaenses conveniados, acontece no dia 22, na sede da Editora Positivo, em Curitiba e no dia 23, na Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa o evento Conversa & Ação. O encontro de secretários de educação conveniados ao Sistema de Ensino Aprende Brasil tem o objetivo de discutir o lançamento do Sistema de Monitoramento da Educação Brasileira, uma ferramenta tecnológica educacional que vai permitir que os municípios tracem o perfil da qualidade de ensino, apontando as suas potencialidades e fragilidades.

Quanto mais estreitos forem os laços entre o Sistema de Ensino Aprende Brasil e os municípios, mais proveitoso é o processo de aprendizagem. De acordo com a coordenadora regional do Sistema, Lucineyde Picelli, esse é um dos grandes objetivos da proposta. ”Reunir os secretários de educação em torno da gestão pública e possibilitar a troca de experiência entre eles”, destaca.

Por meio do convênio, as escolas municipais contam com Livros Didáticos Integrados e o Portal Aprende Brasil (www.aprendebrasil.com.br), espaço no qual professores e alunos podem explorar conteúdos pedagógicos especialmente desenvolvidos para cada faixa etária e com a interatividade que só a internet pode oferecer. Além disso, os docentes recebem assessoria pedagógica por meio de cursos de metodologia, com orientações sobre todas as possibilidades de se trabalhar com as ferramentas de educação.

Entre os municípios participantes estão Uraí, Assaí, Andirá, Nova Santa Bárbara, Rancho Alegre, Ribeirão Claro, Santo Antonio da Platina, Flórida, Paraíso do Norte, Santa Fé, Loanda, Cidade Gaúcha, Ponta Grossa, Campo Mourão e Santa Helena. Paralelo ao evento, os secretários terão a oportunidade de visitar os espaços da Educação Infantil em Ponta Grossa, para conhecer novas possibilidades de organização da área.