Um encontro realizado no último dia 07, no Cine Teatro São Carlos, reuniu lideranças comunitárias, professores, representantes de várias secretarias do poder público municipal, imprensa, para um debate muito importante e que envolve mobilização comunitária: uma palestra referente à campanha de enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O evento foi promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), juntamente com a Prefeitura de Andirá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Ensino Profissionalizante. Ministrada  pela profissional da área de infância e adolescência, Lucélia Gonzaga Camacho, da cidade Cândido Mota (SP), foi voltada aos profissionais que atendem esta demanda direta ou indiretamente. Nas explanações, orientações sobre como identificar casos de abuso, formas metodológicas de comunicação psicopedagógica e informações sobre procedimentos.

O evento contou, também, com a participação e organização da Presidente da CMDCA, Karolyne Maria Paludetto; Assistente Social e responsável pela Secretaria Executiva do CMDCA, Francieli Munhão Martins; além das pedagogas sociais, Elessandra Pacheco Coelho e Silvane Marcela Mazur – ambas membros do CMDCA. Representantes do Conselho Tutelar, também participaram. A palestra foi seqüência dos trabalhos de conscientização sobre o tema realizado no dia 18 de maio, data em que lembra em todo o país o combate à exploração sexual infantil. Na oportunidade, alunos da rede municipal de ensino de Andirá realizaram um ato de manifesto com este tipo de abuso. O ato contou com cartazes confeccionados pelos alunos em suas respectivas escolas e foram expostos na quadra da Escola Municipal Ana Nery.

Um dos momentos mais esclarecedores aconteceu com a explanação do Promotor da Comarca de Andirá, Dr. Daniel Lourenço, que falou sobre a implementação de um protocolo que amplia a proteção às crianças e adolescentes que sofreram casos de violência, privando a criança de procedimentos que ampliam a vulnerabilidade psicológica. O protocolo implantado em Andirá foi muito elogiado, principalmente, pelos palestrantes. Houve interação e questionamentos do público presente ao promotor.

De acordo com a secretária de Assistência Social do município, Bernadete dos Santos Melleto, o evento apresentou informações que ampliarão os conhecimentos dos servidores que atuam nas áreas diretas de proteção às vítimas, além de propiciar, também, debate sobre ações de conscientização. A secretária informou, ainda, que haverá uma passeata nos próximos dias, com todos os alunos da rede municipal; ocasião esta em que serão expostos os cartazes com as mensagens relacionadas.

Fonte: Tiago Dedoné / Da Seccom