As Escolas Municipais, Colégios Estaduais e Centros de Educação Infantil realizaram no dia 19, na Escola Ana Nery, estudos sobre a Conferência Nacional de Educação – CONAE. O CONAE definirá a política nacional de educação e os seus marcos regulatórios, na perspectiva da inclusão, igualdade e diversidade.

A partir desse estudo será elaborado um relatório com sugestões, dúvidas e apontamentos que após discussões serão repassados na Conferência Municipal de Educação, prevista para maio de 2009, quando serão realizadas as fases regionais e estaduais, chegando à fase federal que acontece em Brasília, em 2010.

Semana Pedagógica

Em parceria com o ITDE – Instituto Tecnológico de Desenvolvimento Educacional, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, promoveu a 1ª Semana Pedagógica de 2009, com o tema: Práticas Pedagógicas Reflexivas. O evento direcionado aos professores da rede municipal de ensino, realizou-se na Escola Ana Nery, de 16 a 20 de março. 106 docentes participaram, utilizando o método de ensino à distância.

Educação no Campo

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, recebeu no último dia 17, os representantes da Educação no Campo do Núcleo Regional de Educação de Jacarezinho: Sidnei Cirelli e Silvana Mara Francisquinho.

O objetivo da visita foi repassar informações, já que a rede municipal de ensino de Andirá, conta com dois estabelecimentos ligados  a esse setor: as escolas municipais Arco Íris e Mário Zacarelli, as quais atendem vários alunos que residem na zona rural e trabalham no campo.

Semana do Livro

Em comemoração a Semana do Livro, o Departamento de Cultura do Município, promoveu nos dias 26 e 31 de março, no Cine Teatro São Carlos, a peça teatral: “O Livro e o Tempo”. O espetáculo cultural foi assistido por alunos e professores das escolas municipais, da Escola Especial Raio de Luz e Nova Geração. A peça foi interpretada pelo grupo Cia Black Out, que se apresenta em toda a região, com o intuito de conscientizar os estudantes sobre a importância da leitura.

Saúde na Escola

A Escola Ana Nery, em parceria com as secretarias municipais de Saúde e E\ducação, realizou no dia 23, palestra sobre “Diabetes”, para professores e alunos do EJA, (Educação de Jovens e Adultos). A palestra foi ministrada pelo médico andiraense, Carlos Henrique Garcia, que ressaltou a gravidade da doença e seus sintomas. Salientou que, se não tratada, pode causar cegueira, amputação de órgãos e levar o doente a óbito. Os participantes também receberam informações sobre as causas, tratamento e de como controlar a doença.

Fonte: Da assessoria