Após a demonstração das metas, o prefeito respondeu perguntas e ouviu sugestões

Os balanços quadrimestrais do Funpespa e da administração pública fora mostrados num telão

A responsabilidade fiscal e o equilíbrio entre receitas e despesas é hoje um dos destaques positivos da administração municipal de Andirá. O prefeito José Ronaldo Xavier (PTB), vem centrando esforços para superar as limitações geradas pela queda do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) em consequência da crise financeira e melhorar a infra-estrutura urbana da cidade. Os resultados positivos de sua austeridade administrativa foram apresentados na 1ª Audiência Pública Quadrimestral das Metas Fiscais de 2009, realizada no último dia 29, na Câmara de Vereadores. A audiência é uma ferramenta usada para dar transparência dos atos praticados pela Administração Pública, pois dá oportunidade à população de tomar conhecimento e de opinar sobre tudo o que está sendo feito com o dinheiro público, além de esclarecer dúvidas diretamente com o prefeito e com as equipes de contabilidade e finanças. A reunião teve início às 19h30, com a apresentação do balanço quadrimestral do Funpespa (Fundo de Previdência Social dos Servidores do Município de Andirá), feita pelo conselheiro fiscal, Aurenilson Cipriano. Outro assunto em pauta sobre o fundo foi a proposta feita pelo prefeito Xavier, quando assumiu a prefeitura, de que  o Funpespa crie sua própria estrutura funcional. Hoje, os trabalhos pertinentes a instituição são realizados na prefeitura por servidores que dedicam parte de seu tempo a essa finalidade. A idéia foi aprovada pela diretoria do fundo e deverá se transformar em projeto de lei para a apreciação do Legislativo.

Dando seqüência a audiência, o contador Arnaldo Tristão, explanou sobre as metas da administração, exibindo gráficos sobre o comportamento das receitas e despesas do município. As receitas previstas para o ano em curso totalizam                   R$ 24.188.750,87. No primeiro quadrimestre foram arrecadados       R$ 7.068.310,20. Já as receitas de capital para o quadrimestre somaram R$ 7.153.136,27. As despesas correntes para 2009 totalizaram R$ 21.866.079,18. No quadrimestre,               R$ 5.753.384,44. Despesas de capital no quadrimestre,                R$ 6.063.573,63.

A dívida fundada no final do primeiro quadrimestre é de         R$ 21.142.729,69 para caráter passivo e ativo. O estudo aponta resultado primário positivo de R$ 1.960.245,11, superando o cumprimento das metas previstas na LRF e o equilíbrio fiscal do município.

Depois das explicações do contador, o prefeito Xavier colocou-se à disposição do público, que lotou o plenário da Câmara, para esclarecer dúvidas e ouvir sugestões. Na avaliação do contador José Geraldo Sanches, convidado pelo prefeito a se manifestar, a administração pública conseguiu manter o equilíbrio das contas satisfatoriamente no primeiro quadrimestre e as previsões para os próximos meses também são positivas. Sanches, ocupou cargo de confiança na gestão passada, atuando na prefeitura como controlador interno.

Fonte: Da assessoria