A Secretaria Municipal de Ação Social de Andirá, por meio do Centro de Referência em Assistência Social – CRAS e sob coordenação da Assistente Social do município, Glayse Aparecida Pícolo Coimbra, está desenvolvendo um importante trabalho de acompanhamento e formação com os beneficiados do Programa de Habitação Minha Casa, Minha Vida – Sub 50. Essas famílias foram contempladas com as casas populares e como está previsto no programa, elas passam por cursos, palestras e debates sobre diversos temas envolvendo, por exemplo, o processo de convivência social, economia, meio ambiente, entre outros.

Estes encontros, entre gestores técnicos sociais e os contemplados são trimestrais. O último debate, por exemplo, devido à grande quantidade, foi dividido em duas turmas, nos dias 17 e 18 de agosto. De acordo com  a Assistente Social responsável, a meta destes eventos periódicos são “ampliar o conhecimento da população com relação as questões ambientais, especialmente ligadas ao seu cotidiano, com vistas a promover a integração com o entorno do empreendimento em termos funcionais de convivência  com o meio ambiente”. Ela também informou que neste décimo semestre, foram realizadas atividades de plantão social, com atendimento aos beneficiários em específico com a Comissão de Acompanhamento de obra, sobre várias demandas.

Nos dois encontros, realizados na sala de cursos do CRAS e contando com cerca de 60 pessoas participantes entre beneficiários, servidores municipais e familiares foram dadas as continuidades das atividades previstas no Projeto de Trabalho Técnico.  Os trabalhos foram conduzidos pela assistente social  / Coordenadora do CRAS, Claysse Danielle Morimoto. O encontro contou, ainda, com a participação do engenheiro agrônomo Cleber Antônio Pavanelli, da Secretaria Municipal de Agricultura. Ele palestrou, abordado questões sobre conceito de meio ambiente, formas de convivência social, alimentação, proteção ao meio ambiente, coleta seletiva e entrou aos presentes materiais informativos.

Além de apresentação das imagens sobre os andamentos das obras, as representantes do Centro de Referência também promoveram um trabalho manual  para o aproveitamento de lixo reciclável para a confecção de “porta caneta”, com embalagens de caixa de leite.