Em sua 15ª edição, o Campeonato de Pesca à Corvina de Andirá, realizado no último final de semana, na represa da Hidroelétrica Canoas II no Rio Paranapanema, repetiu o sucesso das edições anteriores. A festa iniciou no sábado, 14, com soltura de peixes juvenis das espécies Pacu e Piapara, na represa. A iniciativa que contou com a participação do prefeito José Ronaldo Xavier (PTB) e do deputado Rasca Rodrigues (PV), faz parte do Programa de Reposição do Estoque Peixeiro, do governo do Estado. O repovoamento dos rios estimula as atividades pesqueiras na região, agregando rendas às famílias de pescadores artesanais, além de favorecer o desenvolvimento turístico através da pesca esportiva e lazer.

O domingo, principal dia do evento, começou com possibilidades de chuva e frio, mas não tirou o ânimo das 72 equipes que às 7h00 deram largada com suas embarcações, em busca da corvina que garantiria a melhor premiação. Enquanto isso, às margens de um dos lugares mais bonitos da região, centenas de pessoas se divertiam nas barracas de alimentação, visitavam os estandes das empresas que prestigiaram o evento e torciam por seus favoritos, no torneio de truco e na pescaria.

Às 13h00, os pescadores retornaram trazendo nos barcos o resultado de seus esforços e no coração a esperança de ser campeão.

A classificação foi anunciada pouco depois, após rigorosa medição das corvinas, feita pelos organizadores do evento.

A Campeã foi a equipe de Andirá, “Refúgio do Joe”, com uma espécie de 35 cm. O prêmio, um motor de popa de 15 HP, foi entregue pelo prefeito Xavier (PTB) junto com  deputado Rasca Rodrigues (PV). Em 2º lugar ficou a equipe “Mainara”, de Santa Mariana, com uma espécie de  32,05 e a 3ª  colocada foi a equipe  “Pitoco”,  com um espécie de 29 cm.

A organização do Evento contou com muitos colaboradores, destaque para Zelão, Gil Carlos, Edvaldo, Márcio e Thiago, Pedro Teruel, Valmir, Mane Tatu; Foguinho e vereador José Odair Bonacin (PV). Agradecimentos especiais à Administração Pública Municipal, representada pelo prefeito Xavier; Londrináutica; EMATER; Sicredi; Yoki; Integrada e às Psciculturas Cedral e Gregório.

• 1º Lugar – Equipe Refúgio do Joe - 01 motor de popa de 15 HP
  • 2º Lugar – Equipe Mainara, de Santa Mariana - 01 motor elétrico e 01 Barraca
  • 3º Lugar – Equipe Pitoco - 01 motor elétrico

A premiação com mais 02 motores elétricos e outros apetrechos de pesca, foi realizada por sorteio.

Torneio de Truco

• Dupla campeã - Cláudio e João Almeida
  • Vice-campeã - Alan e Agnaldo
  • 3º Lugar - Tevaldo e Gildo
  • 4º Lugar - João e Maurício

Mais imagens na galeria de fotos.

* Da assessoria - João Campos
* Fotos - Mário Calzado