Notícias

Home / Cidade / Notícias

Por Francieli Munhão e Evelise Nogueira.

Nos dias 04 e 05 de dezembro, das  8:00  as 17:00 foi realizado  na Sede do Projeto Esperança situada na Avenida Major Barbosa Ferraz Junior, a 1º etapa da capacitação ofertada pela Secretaria Municipal de Ação Social, representada pela Secretária Ana Lucia dos Santos Xavier, na qual foi abordado pela palestrante da cidade de Curitiba/PR  Dra. Angela Christianne Lunedo de Mendonça, Pedagoga UFPR, Bacharel em Direito; Especialista em Planejamento e Administração Pública, o Serviço de Acolhimento Institucional para crianças e adolescentes na modalidade Casa Lar. Este serviço está regulamentado na Política de Assistência Social, através da Proteção Social Especial de Alta Complexidade, regulamentada pelas normativas vigentes.

O objetivo do serviço de acolhimento é proporcionar atendimento provisório e excepcional para crianças e adolescentes de ambos os sexos, de 0 a 18 anos incompletos, em medida de proteção de abrigo, conforme o art. 101 VII do Estatuto da Criança e do Adolescente, que estejam em situação de risco pessoal e/ou social, cujas famílias ou responsáveis encontrem-se temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção, garantindo ainda que o acolhimento proporcione atendimento adequado às necessidades de cada acolhido, além do atendimento às necessidades básicas de saúde, educação, lazer, alimentação, vestuário, estimulo a reintegração, convivência familiar e comunitária, com vista à superação dos motivos que levaram ao afastamento do convívio e o atendimento das necessidades especificas de cada situação.

Esteve presente, a equipe técnica da Instituição de Acolhimento “Casa da Criança” sendo ela composta pela Coordenadora/Assistente Social Evelise Nogueira da Silva, da Psicologa Rozilene Aparecida Marchioni e a Pedagoga Silvane Marcela Mazur e o total de 8 (oito)  funcionários, sendo eles 2 (dois) Vigias Patrimoniais, 1 (um) Motorista, 4 (quatro) Atendente de Casa Lar e 1 (uma) auxiliar de Atendente de Casa Lar. Participaram ainda os serviços da rede socioassistencial do município, envolvidos direto e/ou indiretamente no atendimento/acompanhamento dos casos, Conselho Tutelar; Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS; Centro de Referência de Assistência Social – CRAS; Órgão Gestor da Secretaria Municipal de Ação Social.

A 2º etapa da capacitação correrá no dia 16 de dezembro que deverá atender especificamente a equipe técnica e funcionários da Instituição de Acolhimento “Casa da Criança” do Município de Andirá.