Milhares de pessoas, de todas as idades, participaram da Caravana da Alfabetização realizada na recentemente em Andirá. Coordenada pelo Núcleo Regional da Educação de Jacarezinho em   parceria com a  Secretaria Municipal de Educação. O encontro e  que reuniu estudantes, professores e autoridades teve  como o objetivo envolver toda a sociedade andiraense na campanha “Paraná Alfabetizado”, lançada pelo governo do Estado.

Após cumprir percurso de aproximadamente 1.000 metros (um quilômetro), partindo do Trevo (Rua São Paulo com Av. Brasil – BR 369 -), os participantes se reuniram no Cine Teatro São Carlos, onde foi assinada a Carta Compromisso pela Superação do Analfabetismo. Assinaram o documento a professora Ana Lúcia Baccon, Chefe do Núcleo Regional de Jacarezinho, representante do Governo do Estado e o professor André A. Rossato (PTB), vereador, representando o prefeito José Ronaldo Xavier (PTB),  A carta compromisso pela superação do Analfabetismo foi lida pela secretária Municipal de Educação, Sirlei Maria de Freitas Aguiar, que destacou a importância do trabalho de alfabetização e salientou a necessidade da organização da comunidade para auxiliar nas ações de identificação e encaminhamentos das pessoas não–alfabetizadas às esolas.

Durante a  cerimônia, alfabetizan-dos e convidados assistiram apresentações musicais, e o testemunho de aluna, fazendo a leitura de sua história, demonstrando sua evolução no aprendizado.

Entrevistada pelo Jornal Folha de Andirá, a professora Ana Lúcia Baccon, Chefe do NRE Jacarezinho destacou que, “sete por cento da população é analfabeta, e o objetivo é reduzir este índice para 4%. Não é vergonha ser analfabeto, é, na verdade, uma dívida que nós temos com a comunidade”. Sobre a caravana a professora salientou, “estas manifestações têm oportunizado muitos paranaenses que não tiveram a chance de estudar. Já obtivemos resultados expressivos, no Paraná, frutos das ações governamentais. É por este motivo que a nossa regional fez questão de continuar e expandir o projeto estadual das Caravanas da Alfabetização. Tivemos resultados muito bons e queremos manter este avanço”, acentuou Ana Lúcia.

O vereador André Rossato , em nome do prefeito Xavier, parabenizou o Governo do Paraná pela iniciativa e ação no programa. Elogiou a atitude dos alfabetizando e conclamou a população para que “participe... indique... informe quem precisa aprender ler e escrever, que procure as autoridades da Educação do Município”.

Fonte: Assessoria e redação Folha de Andirá