Educomunicação. Para muitos professores e gestores de projetos sociais o termo ainda é novo, mas vem conquistando cada vez mais espaços no âmbito educacional como sinônimo de práticas educativas de interfaces entre os campos da comunicação e educação. Tudo isso, numa perspectiva de ação pedagógica de Leitura Critica da Mídia associada à apropriação dos meios através da produção na escola de programas de rádio, jornal impresso, fotografia, artes, produtos on line e de audiovisual. Tudo isso objetivando a ampliação do ecossistema comunicacional aberto e democrático nestes ambientes de aprendizagem e socialização, segundo informou o coordenador do Projeto Educom e Secretário Municipal de Comunicação de Andirá, Tiago Silvio Dedoné.

Nesta quarta-feira, dia 02, cerca de 300 professores e gestores de várias outras áreas do poder público municipal (Ação Social, Saúde, Meio Ambiente, Administração),  se reuniram, na finalização do Fórum Municipal de Educomunicação, que teve duração de oito módulos. Foram dois meses de capacitação continuada, promovida pela Prefeitura Municipal de Andirá, por meio da Secretaria de Comunicação Social e com apoio da Secretaria de Educação do município. O evento, que contou com a participação de grandes nomes pesquisadores destes campos, debateu as várias reflexões que dão aporte a teoria da Educomunicação, nascida na Universidade de São Paulo, nos anos 90 e que tomou conta do país, com projetos em vários municípios, Estados e até em Ministérios do Governo Federal.

A solenidade de finalização do Fórum contou com a presença ilustre da ex-ministra do Governo Federal, Márcia Lopes, que comandou o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome – na gestão do Presidente Lula -, e hoje, é consultora da Organização das Nações Unidas – ONU, em vários organismos como UNESCO e UNICEF. Assistente Social por formação e docente da área, na Universidade, por mais de três décadas, ela expôs, durante sua explanação, os desafios e as conquistas do país na implantação de ações de intervenção social. Ela também parabenizou a ação do governo de Andirá em implantar uma política de democratização da comunicação, pautando na capacitação dos educadores e de profissionais de vários outros setores do governo. “É uma ação ousada e corajosa, que certamente servirá de exemplo para todo o país. Estão de parabéns”.

Apoio ao projeto

O encontro contou, também, com a presença dos vereadores André Rossato (PTB), Aléx Shibata – Sushi (Rede) e o vereador de Bandeirantes, Dr. Eduardo José Serra (PHS) e teve momentos emocionantes, como a apresentação cultural e musical dos alunos da escola Municipal Santa Inês, que brilharam, sob o comando do professor José Paulo e a diretora, Denise Andreoti. Ambos os vereadores salientaram o papel estratégico da educomunicação no processo de modernização do sistema pedagógico. Sushi abordou em seu discurso a necessidade da população ter habilidade de leitura crítica da mídia, para fomentar reflexões sobre o que consomem dos produtos midiáticos; Já o petebista Rossato, destacou o projeto inovador da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Andirá e lembrou aos servidores que haverá um debate profundo sobre o Plano de Cargos e Salários a partir da próxima semana. O vereador de Bandeirantes disse que o projeto serve de exemplo para outros municípios. O Prefeito José Ronaldo Xavier e a Primeira Dama, Ana Lúcia, estiveram prestigiando a finalização do Fórum. O Chefe do executivo manifestou orgulho pela ação do governo de democratização da comunicação e disse que irá lutar para a implantação da Lei Educom, que garantirá os recursos para implantação dos projetos e capacitações continuadas.

O Professor Ismar de Oliveira Soares, da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA – USP) – um dos maiores teóricos do mundo na teoria emergente da educomunicação -  encaminhou um depoimento de saudação aos formandos do educom. “Foi com muita alegria que soubemos e noticiamos no blog da Associação Brasileira de Educomunicação este trabalho desenvolvido no Paraná. É muito importante que tenhamos no estado uma atividade de articulação e formação permanente em torno do conceito para que sua implantação se dê de  forma sólida e coerente. Isso vem ocorrendo no Brasil com muito sucesso”, relatou. “Observamos que diversas prefeituras, estados e ministérios tem observado que as práticas educomunicacionais têm trazido forte movimento em torno da reconciliação, motivação das pessoas e em torno do reconhecimento dos seus direitos. Se cumpre em Andirá aquilo que é um sonho para o Brasil. O que vocês estão fazendo servirá de exemplo para o que possa ocorrer em outros lugares do país. O trabalho de Andirá, seguirá sempre sendo socializado nos congressos e eventos que estamos promovendo em todo Brasil”, concluiu.

O deputado federal Diego Garcia (PHS) também encaminhou uma mensagem apontando manifestando apoio ao projeto da Secretaria de Comunicação do governo. “Hoje tudo acontece com muita velocidade e também por conta disso, com muita imprecisão. Muitas vezes, com superficialidade. Cabe a nós saber quem tem critérios para entender, o que nos exige análise critica. Portanto, é fundamental que os educadores tenham a competência e a habilidade para absorver de forma critica os meios de comunicação e massa e passá-las aos seus alunos, que na maioria dos casos, não possui conhecimentos e nem capacidade de compreensão de diversos assuntos. Não é todo governo municipal que se dispõe a fomentar um projeto tão sério e amplo de modernização do sistema pedagógico”, enfatizou.

No retorno do período letivo, em fevereiro de 2016, haverá mais uma fase do curso de capacitação do Educom. Desta vez, apenas ciclos de oficinas práticas. Depois da conclusão, a proposta da Prefeitura é encaminhar um Projeto de Lei, para apreciação e aprovação na câmara municipal, garantindo, por lei,  recursos, estrutura e capacitação continuada em educomunicação no município.