Segurança Pública, Agricultura, Infraestrutura e Turismo foram algumas das diversas pautas de agendas da Prefeita Ione Abib, em Curitiba, esta semana. Ela foi até a capital apresentar projetos, buscar recursos e esteve acompanhada do deputado estadual Evandro Junior, que além de ajudar na ampliação dos espaços de diálogos entre a Prefeita e as secretarias de Estado, também anunciou uma emenda parlamentar para aquisição de um caminhão coletor de lixo, para a Autarquia Municipal de Água e Esgoto de Andirá (SAMAE). A primeira reunião foi com o Secretário de Segurança Pública, Wagner Mesquita. "Nós chegamos bem no momento em que o Secretário assinava a documentação de licitação para aquisição de quase mil veículos para a polícia do Paraná. Já começamos a conversa por aí e já conseguimos veículo para Andirá", disse a Prefeita.

Na pauta do encontro, a realidade situacional da segurança pública na cidade, falta de efetivo, equipamentos, espaço fisico das polícias militar e rodoviária e angustia da população com relação a políticas mais efetivas de segurança na cidade. "Cobramos mais policiais e inclusive o novo posto da polícia rodoviária, ali na estrada Eurípedes Brandão", destacou o deputado. Outro encontro foi na sede da DER - Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná . A Prefeita protocolou o pedido de cessão do prédio do órgão, que encontra-se abandonado, em Andirá. Se houver a cessão, o espaço vai se transformar no pátio de máquinas da prefeitura. "Em realidade, aquele prédio está abandonado há muito tempo. Recebemos a informação de que o governo irá fazer uma alteração da lei para que possa ser feito a cessão", relatou Ione.

Ainda no DER, a Prefeita conseguiu, com apoio do deputado, a liberação de vigas para construção de pontes nas estradas rurais: "Tem ponte que tem mais de um ano instransitáveis. Vai ser muito importante esta liberação, par que o nosso agricultor possa escoar sua produção com segurança. Na secretaria de agricultura, o encontro foi bastante proveitoso. Foram apresentados à prefeita dois novos programas de apoio à agricultura familiar, os quais Andirá irá requisitar; além do programa de micro-bacias, importante para a agricultura local. Na Casa Civil, o tema foi sobre a aquisição de um rolo compressor para ampliar a eficiencia dos planejamentos de trabalhos da Prefeitura.

Após a conclusão destas agendas, o deputado Evandro Junior reiterou seu compromisso de apoio ao município e parabenizou a prefeita pelos projetos que vão encontro das necessidades urgentes da comunidade. Entre os compromissos na capital, a Prefeita também esteve reunida com a assessoria do deputado federal Toninho Wandscheer, que informou que estará articulando apoio de recursos ao município de Andirá, principalmente para as áreas de turismo e agricultura.

Fonte: Tiago Dedoné / SECCOM