Andirá acaba de implantar o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), uma importante política de aporte às ações de saúde pública, que irá ampliar e dinamizar os atendimentos às populações das comunidades andiraenses. Isso por que a equipe, composta por Assistente Social,  Pediatra, Psicólogo, Nutricionista e Educador Físico, irá atuar diretamente com os profissionais dos postos de saúde, principalmente no atendimento externo, direto, aos acamados, grupos de atendimento, entre outros. O objetivo é ampliar a qualidade e os serviços da saúde pública em Andirá, levando mais profissionais e mais acessibilidade.

Nesta segunda-feira, dia 21, a equipe esteve reunida na sede da Prefeitura em um encontro de planejamento estratégico e capacitação. O enfermeiro e coordenador do Posto de Saúde do bairro Santa Inês, Eduardo Godoi Audi, esteve presente no encontro, realizou orientações e apontamentos sobre os desafios dos trabalhos e as prospecções de projetos educativos e conscientização sobre saúde e qualidade de vida. “O Nasf vai dar muito apoio na questão de organização de serviços, capacitando, orientando, auxiliando nas dúvidas e tratamentos dos pacientes, para buscar soluções das demandas , contribuir na formação dos grupos, na questão educacional da população, nos vários setores, creches, escolas, grupos de idosos”, disse.

Para a Secretária Municipal de Saúde, Ednyra Godoy, este projeto vem contribuir muito com o desenvolvimento dos planos de trabalho, ampliando operacionalizações e projetando resultados mais afirmativos para as demandas de atendimentos a população. De acordo com a Prefeita, Ione Abib, o Nasf reúne uma diversidade de profissionais que irão colaborar com as melhorias que estão sendo mobilizadas no setor da saúde pública. Ela também citou que simultaneamente a isso, várias outras ações de políticas públicas no setor de saúde estão sendo desenvolvidas para garantir mais qualidade no setor.