A cidade de Andirá entrou, oficialmente, na Rota do Rosário – órgão coordenado pela Pastoral do Turismo, da Igreja Católica, com o objetivo de mobilizar estratégias de gestão estratégica em turismo religioso-.  O anúncio oficial aconteceu neste domingo, dia 21, no Santuário de Nossa Senhora Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, em Jacarezinho, durante o aniversário de 10 anos da Rota do Rosário, e contou com a participação de milhares de pelegrinos e autoridades regionais.  Várias cidades que desenvolvem projetos de turismo religioso integram a rota. Neste domingo, mais três comunidades foram inseridas: Andirá, Cambará e Jaguariaíva.

Durante o encontro foi apresentado o conceito dos trabalhos da Pastoral do Turismo e suas ações de divulgação dos santuários. O projeto engloba as comunidades de Jacarezinho (com a Catedral Imaculada Conceição e o Santuário de Nossa senhora de Guadalupe); Ribeirão Claro (Santuário de São Vicenti Palloti); Bandeirantes (Santuário Santa Terezinha do Menino Jesus e da Sagrada Face; Santuário São Miguel Arcanjo); Santo Antônio da Platina (Santuário Nossa Senhora das Graças); Ribeirão do Pinhal (Santuário do Divino Espírito Santo); Siqueira Campos (Santuário do Senhor Bom Jesus da Cana Verde); Tomazina (Santuário Diocesano do Sagrado Coração de Jesus); Jaguariaíva (Santuário Bom Jesus da Pedra Fria); Arapoti (Igrejinha de São João Batista) ; Piraí do Sul ( Santuário de Nossa Senhora das Brotas); Joaquim Távora (Santuário do Santíssimo nome de Jesus).

Para enriquecer as convivências entre um Santuário e outro, a Rota do Rosário está aderindo às três novas cidades, que têm ofertas de ações turísticas em áreas como trilhas, alimentação, lazer, aventuras, cultura: Cambará (Resort Sitio Ecológico Scandolo); Jaguariaíva (turismo de aventura) e Andirá, com o Turismo Rural – um dos mais recentes e mobilizadores projetos da Prefeitura de Andirá, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo-.

No encontro deste domingo, a Secretária andiraense, Sueli Nardoni, representando a Prefeita Ione Abib, falou ao público presente da alegria e importância do município em estar inserindo-se na Rota. Ela destacou os potenciais diversos de Andirá, especialmente no que tange ao Turismo Rural. Ela apresentou fotos, banners e faixas com os trabalhos até então realizados na cidade. “Foi uma alegria muito grande para nós que estamos pensando a ampliação dos potenciais do setor em nossa cidade”, disse. Esta inserção de Andirá na Rota está sendo possível graças ao apoio do Padre Wilson, da Paróquia São Francisco de Assis.

Ele falou da importância desta parceria: “A vida não para, e para existir há muitas circunstâncias que a envolve. Ao adentrarmos no turismo religioso e rural em nossa cidade, percebemos o quanto são necessárias as parcerias com todos. Dando passos firmes e significativos. Explorar belezas naturais, delícias culinárias e tudo cercado na fonte principal que é Deus para nossa vida. Por isso, o turismo em nossa cidade quer oferecer a todos um bom momento de lazer e descontrações com uma pitada de fé e amor aos nossos irmãos. Venha você desfrutar das maravilhas de nossa cidade de Andirá”.

De acordo com o Pe. Celso Miquele, coordenador da Rota do Rosário, este é um projeto mobilizador, que envolve muitas comunidades. “Andirá se apresenta como pioneira nesse processo ousado onde cada qual pode contribuir de maneira original, visando o associativismo, a integração, parceria e fortalecimento da região que visa o desenvolvimento com apoio do poder público, da iniciativa privada, além do empenho de toda a comunidade”, destacou

Além de Miqueli, participaram do evento, o bispo da Diocese de Jacarezinho, Dom Antônio Braz; o Presidente da Paraná Turismo, Professo Jacó Gimenes; o Presidente da Atunorpi – Associação do Turismo do Norte Pioneiro – Wellington Bergamachi; Prefeitos, Secretários, representantes dos setores de turismo religioso e imprensa.