A noite de abertura foi animada com show de dança

As 13 turmas formadas para discussão dos eixos elaboraram 84 propostas

Durante discurso, a chefe do Núcleo Regional de Educação, Ana Lúcia Baccon destacou a desigualdade educacional no País

Autoridades, comunidade e profissionais da Educação, de Andirá, se reuniram nos dias 23 e 24 de julho, para realizar mais uma conferência no município. Mais de 500 pessoas participaram da etapa municipal da CONAE – Conferência Nacional de Educação, assistindo palestras e colaborando na elaboração das propostas que serão enviadas à Conferência Regional de Educação.

A abertura do evento, na noite do dia 23, no Cine Teatro São Carlos, teve início com o discurso da Secretária de Educação, Sirlei Maria de Freitas. Sirlei frisou a importância da participação da comunidade na conferência e destacou que um plano de educação para ser executado em 10 anos é muito longo. “A educação só se efetivará quando a comunidade tomar posse do direito que tem, devemos exigir dos governos municipal, estadual e federal melhorias mais rápidas para a educação, precisamos de escolas melhores, capacitação de profissionais e mais infra-estrutura, para isso todos devem agir e exigir”.

Em seguida, o prefeito José Ronaldo Xavier falou sobre a preocupação que tem com a educação e que seu objetivo é investir ainda mais no setor e proporcionar informatização, capacitação e incentivo para que jovens e profissionais se dediquem ainda mais. “Como médico, prefeito e professor que sou, sei da importância de uma boa educação e não só os professores, mas sim, todos somos responsáveis pela educação no Brasil, não vou medir esforços para investir nos jovens, pois eles são o futuro do País”, finalizou Xavier.

A noite de abertura ainda teve apresentação da Companhia de Dança Ingá e da peça teatral Siglas. Os jovens artistas fazem parte dos projetos desenvolvidos pelo Departamento de Cultura.

A chefe do Núcleo Regional de Educação, Ana Lúcia Baccon, também discursou e apresentou a atual realidade da educação, mostrando, através de pesquisas, a desigualdade educacional entre mais pobres e negros. “Frequentar a escola é a possibilidade de se tornar alguém melhor. Se educadores não cumprirem o papel de ensinar, eles estão ocupando um espaço indevido. Aliando família, escola e trabalho, vamos construir uma sociedade capaz de melhorar a educação, diminuindo a desigualdade social”.

A professora Janeslei Aparecida Albuquerque, Secretária de Educação da APP-Sindicato e integrante da comissão organizadora do CONAE no Paraná, encerrou a noite de abertura ministrando palestra com o tema: ‘Sistema Nacional de Educação’.

No dia 24, os inscritos se reuniram na Escola Municipal Ana Nery para estudar os eixos e elaborarem as propostas. Neste ano, o tema da Conferência é ‘Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação – O plano Nacional de Educação Diretrizes e Estratégias’. Baseados nesse tema e nos eixos, as 13 turmas propuseram 84 emendas, que serão enviadas à Conferência Estadual.

Segundo Sirlei, o trabalho foi muito produtivo e as propostas foram direcionadas para a conquista de mais investimento no setor, formação e capacitação dos profissionais, educação social, direitos humanos e principalmente a democratização do ensino.

Fonte: Janaina Polizel - Folha de Andirá