Autoridades, trabalhadores da saúde e representantes da comunidade participaram, na sexta-feira (23), da 9ª Conferência Municipal de Saúde de Andirá.

Presidido pelo Secretário Municipal da Saúde, José Roberto de Oliveira e coordenado pelo Dr. Bruno Luciano Possagnoli Simoni. A mesa principal foi composta pelo Secretário, José Roberto de Oliveira; prefeito José Ronaldo Xavier; secretária municipal de Ação Social, Ana Lúcia Xavier; presidente da Câmara, Saulo Rodrigo Ramos, e representante da 18ª Regional de Saúde, Solange S. Cunha e da palestrante Sônia Nicoleto. Estavam presentes autoridades civis e militares.

A abertura da Conferência foi feita pelo prefeito Xavier que destacou as ações do governo municipal, explanou sobre a situação do hospital, atendimento de emergência e frisou, “estamos pagando bem e temos que exigir qualidade no atendimento à população”, se referindo ao trabalho dos médicos e atendentes.

O secretário da Saúde, Oliveira apresentou um balanço das atividades e investimentos realizados no setor de janeiro a setembro de 2009. Sônia Nicoleto, Eliane Lopes e Cecília Loureiro, da 18ª Regional de Saúde, abordaram, respectivamente, os temas, “Ao SUS o que é do SUS Resgatando o ideário da reforma sanitária”; aspectos dos Conselhos de Saúde e suas ações; e, política de atendimento dos CAPS (saúde mental).

A Conferência, que recebeu cerca de 130 participantes, fez a escolha dos integrantes do Conselho Municipal de Saúde, que se reúnem nas primeiras terças-feiras de cada mês, a partir das 19h00 no Posto de Saúde Central. Escolhidas, também, a delegada que representará Andirá na Conferência Estadual, a ser realizada em dezembro de 2009. A titular, Carmem Lima Ramos, do Conjunto Timburi, e para suplência, Lucinéia Aparecida da Cruz, da Vila Santa Inês.

Fonte: Folhas de Andirá - Freddy Macedo