O Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolscentes (CMDCA), com apoio da Prefeitura de Andirá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Ensino Profissionalizante realiza, nesta terça-feira, dia 25, das 13 às 17 horas, nas instalações do Cine Teatro São Carlos, a VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com o tema central: Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências. O debate tem como meta mobilizar profissionais que atuam na secretaria, membros do Conselho Municipal de Assistência Social, estudantes, representantes de várias secretarias do governo municipal, entidades da sociedade civil e imprensa para avaliar a política de assistência social e nortear proposição e novas diretrizes para a área.

A Secretária Municipal de Assistência Social e Ensino Profissionalizante, Elessandra Pacheco, destacou que o encontro irá apontar os avanços e desafios do setor, bem como debater temas e estratégicas que precisam ser operacionalizadas para garantir os direitos e modernizar os sistemas de atendimento a esta população infanto-juvenil. O evento contará com uma apresentação sobre o tema com a palestrante Lourdes Passaura.  Ela é formada em Serviço Social; mestre e doutora em Serviço Social. Professora da Fundação Paulista de Tecnologia e Educação de Lins; Ministrou Cursos do Capacita SUAS; É integrante do Núcleo de Pesquisa de Família e atua junto aos projetos de capacitação. Na seqüência, serão formados grupos de trabalhos para debater os eixos temáticos propostos.

Foram eles:

Eixo I - Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social.

Eixo II -Prevenção e Enfrentamento da Violência contra Crianças e Adolescentes.

Eixo III - Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes.

Eixo IV -Participação, Comunicação Social e Protagonista de Crianças e Adolescentes.

Eixo V -Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Criança e Adolescentes.

Na sequência haverá a eleição dos delegados para a Conferência Estadual e eleição dos membros da sociedade civil para a gestão 2018/2020 do CMDCA/Posse. Apresentações culturais dos projetos sociais coordenados pela Secretaria de Assistência Social também farão da programação.