Agricultores, pecuaristas, representantes do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), do Núcleo Regional da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (SEAB), funcionários de Bancos e de empresas privadas da área de agropecuária se reuniram quarta-feira (14), na sede do Sindicato Rural de Andirá, para eleição da diretoria do Conselho Municipal de Sanidade Agropecuária (CMSA). Escolhido por aclamação, o engenheiro agrônomo Reginaldo Del Padre, presidirá o conselho nos próximos dois anos. A diretoria conta ainda com, Antonio R. Dalossi, diretor técnico de pecuária; Juliano Galhardo, diretor técnico de agricultura; Manoel Carvalho, diretor de mobilização; e, Valdir Lourenço, diretor executivo.

Além da eleição e posse da nova diretoria do CMSA de Andirá, os presentes participaram do Seminário de Planejamento Sanitário, com explanação do técnico do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-PR) Lírio Rebelatto que destacou a importância do Conselho e afirmou, “o objetivo é melhorar a produtividade e ter alimentos mais saudáveis sem problemas sanitários”, esclarece.

O objetivo das autoridades e técnicos da agropecuária do Paraná é constituir um CMSA em cada município. Esses conselhos têm o objetivo de apoiar a defesa agropecuária na erradicação e controle de doenças contagiosas para o homem, animais e vegetais; apoiar o planejamento e a execução das ações de defesa, inspeção, vigilância sanitária e segurança alimentar; agir contra perdas econômicas para o produtor e para a sociedade geradas pela falta de sanidade e relacionar-se com o Conselho Estadual de Sanidade Agropecuária (Condesa), com o Fundo de Desenvolvimento da Agropecuária do Estado do Paraná e demais entidades voltadas à agropecuária visando melhores resultados.

Fonte: Folha de Andirá - Freddy Macedo