Professores, diretores, e a equipe de gestão da Secretaria Municipal de Educação de Andirá participaram, recentemente, de um encontro com o Consultor Empresarial Rodrigo Martins – que integra a equipe de consultores do Sebrae –. A meta foi avaliar as aplicações dos projetos desenvolvidos nas escolas sobre empreendedorismo, por meio do programa “Jovens Empreendedores Primeiros Passos”. O ministrante falou sobre suas experiências de vida no campo da construção de alternativas de superação, autonomia e desenvolvimento no mercado e na vida pessoal, enaltecendo a importância da visão empreendedora na vida de todos. A palestra foi dinâmica e teve momentos de interação, os professores puderam questionar e compartilhar experiências e informações. De acordo com a Secretária Municipal de Educação de Andirá, Professora Laudicéa Mello Pereira, este projeto despertou nos professores e nos alunos, muita criatividade e dinamizou bastante o processo de ensino - aprendizagem.

De acordo com Martins, o objetivo do JEPP é “ disseminar a cultura empreendedora e o orientar para o plano de negócios, de maneira a estimular os comportamentos empreendedores,  entre crianças e jovens , incentivando-os à prática do empreendedorismo e o protagonismo juvenil”. Ele destacou que o projeto versa sob algumas referências metodológicas, entre as quais: pedagogia da presença, resiliência, protagonismo juvenil, jogos cooperativos. Os professores citaram exemplos de quando usaram, na aplicação em sala de aula, algumas destas referências.

O projeto JEEP está sendo desenvolvido em toda Rede Municipal de Ensino de Andirá, graças a uma parceria da Prefeitura (por meio da Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo) e o Sebrae, que disponibilizou todo o material pedagógico para a aplicação das atividades. As escolas desenvolveram os planos de ações e os resultados foram bastante impressionantes, tanto na produção – com materiais recicláveis – quanto na ampliação da consciência e informações acerca do empreendedorismo.