A Secretaria Municipal de Assistência Social e Ensino Profissionalizante de Andirá promoveu na tarde desta quarta-feira, dia 08, um encontro com as profissionais que compõem o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). O órgão é responsável por ações como o Cadastro Único, junto ao Governo Federal, além de oficinas práticas para os beneficiários como o Bolsa Família e as visitas de atendimentos psicossociais. Durante o encontro, que contou com a participação da prefeita Ione Abib e representantes da gestão da secretaria foi apresentado os serviços do órgão, a equipe e debatido sobre as ofertas de cursos em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR.

A Prefeitura já tem confirmado algumas ofertas como, por exemplo: Jardinagem, Artesanato em Madeira e Trabalhador na Floricultura. Eles acontecerão nos meses de março e abril. A Prefeita quer que a Assistência Social promova ações contínuas de capacitação, para fomentar caminhos para protagonismo econômico. “Estamos vivendo um momento excepcional, com muita gente passando necessidade. Os meses de janeiro e fevereiro, historicamente, são os mais críticos do ano. Vamos querer um número de pessoas que consigamos promover, emancipar”.

A Prefeita também alterou as datas de distribuição da cesta básica, dos inscritos no cadastro único. Antes, este atendimento era realizado uma vez na semana, devido ao processo de documentação e visitas sociais. Agora, passa a ser todos os dias. “Relatórios são muito importantes. Mas não podemos viver só uma rotina. Temos que pensar na excepcionalidade. Nosso atendimento precisa ser o mais humanizado, entendendo que se as pessoas chegaram até aqui é por que estão em situação difícil. Além de atender na emergência, na hora da fome, temos que tentar emancipar”, disse. A coordenadora e Assistente Social do CRAS, Daniela Morimoto, destacou os procedimentos que preconizam o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e também aproveitou para destacar à Prefeita a necessidade de mais profissionais para atender a demanda que, segundo ela, aumentou bastante. A Prefeita já encaminhou uma profissional para compor a equipe está estudando mais profissionais, de acordo com a necessidade.

Fonte: Tiago Dedoné / SECCOM