ESCOLA MUNICIPAL “CRIANÇA FELIZ” EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL.

PROFESSORA: Sueli Fatima Ribeiro Nardoni

ANO: 1º.

Projeto: Economizar Água

Projeto baseado na aula proposta pela Apostila Aprende Brasil, usada na Educação Infantil e primeiro ano do Ensino Fundamental.

Os alunos  do primeiro ano, da  professora Sueli Nardoni, da Escola Municipal Criança Feliz elaboraram várias atividades relacionadas ao projeto “Economizar Água”.

Os trabalhos iniciaram na sala de aulas com exposição de vários assuntos referentes à falta de água no planeta. As crianças   confeccionaram cartazes sobre o tema e realizaram pesquisas na internet,  jornais, revistas e em outros meios de comunicação.

No primeiro dia houve exposição na própria escola, dos dados pesquisados,  cartazes e recadinhos como: “ECONOMIZE  ÁGUA, DESLIGUE A TORNEIRA, NÃO DEIXE ÀGUA PINGANDO” etc.  Essas dicas  foram coladas ao lado dos bebedouros e das  torneiras que as crianças usam para lavar as mãos.

Ao finalizar as atividades  em sala de aula, a professora Sueli e as crianças  confeccionaram  panfletos com mensagens e desenhos e saíram fazer trabalho de campo. “Saímos do ambiente escolar para as ruas do bairro da escola entregar os panfletos. As próprias crianças conversaram com os moradores a respeito do assunto abordado  na  escola  durante a semana, foi um momento  de descontração  e diferente da rotina escolar.  Ao retornar  fomos  para sala de aula do “quarto ano” e entregamos o restante dos panfletos.  Interessante que, além de abordarem  a questão da falta de água, aproveitamos  para trabalhar com a questão da dengue, já que encontramos no bairro, situações que os alunos questionaram como: lixo jogado em  terrenos baldios  e poças de água nas ruas”, explicou a professora  Sueli Nardoni.

Fonte: Escola Criança Feliz