Cerca de doze alunas participaram dos trabalhos iniciais do Curso Básico em Floricultura, promovido pelo Sindicato Rural de Andirá, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Paraná, com apoio da Prefeitura de Andirá.

Coordenado pela instrutora Maria de Fátima Marcondes, do SENAR/ PR, os trabalhos foram desenvolvidos no período de 02 a 04 de março, na Central do Trabalhador (teoria) e Viveiro Municipal (prática).

As alunas que concluíram o curso, através do material desenvolvido pelo SENAR, e recursos áudio visual tiveram acesso a conteudo programático como: Introdução à Floricultura; Viveiro; Substrato; Fatores Ambientais; Multiplicação de Plantas; Tratos Culturais; Doenças em Plantas Ornamentais; Pragas; e, Principais Cultivares e Tipos de Cultivo.

Para a instrutora Fátima, “o curso desperta a possibilidade de trabalhar na produção de flores”, destacando a importância do curso para quem já trabalha no ramo ou pretende atuar na área.

As alunas de Andirá destacam a importância do curso, sendo que no grupo há quem já trabalha com plantas, e outras demonstram interesse pelo ofício e pretendem conquistar espaço e desenvolver a atividade de produção de flores ou outras plantas ornamentais.