Apesar da experiência que carrega, acumulada ao longo de muitos anos, o idoso não é apenas uma herança do passado — ele é perspectiva de futuro, na medida em que espelha o que os mais jovens poderão ser.

A prefeitura de Andirá, através da Secretaria de Ação Social e do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, realizou na terça-feira (29), a VII Move – Mobilização Paranaense sobre Envelhecimento, para lembrar os dias nacional e internacional do idoso, comemorado em 27 de setembro e 01 de outubro. Durante todo o dia, cerca de 300 idosos participaram das atividades realizadas no Ingá Country Club, que iniciou às 8h30, com oração e bênção proferida pelo Padre Delcino Rafael Carvalho e um recheado café da manhã. Em seguida, o grupo praticou exercícios de alongamento, sob a coordenação da equipe da AMEA – Autarquia Municipal de Esportes de Andirá. Na seqüência, o Subtenente do Corpo de Bombeiros, Elder Andrade, orientou os idosos sobre como evitar acidentes em casa e em locais públicos.  Após a palestra foi servido um delicioso almoço e, para espantar a moleza, os organizadores incluíram na programação, a divertida peça “O Caso do Espelho”, interpetrada por jovens atores andiraenses.

Depois de muitas gargalhadas, por volta das 16 horas, chegou o momento mais esperado: a escolha da Miss e do Mister 3ª Idade 2009. Mais de 30 candidatos entre homens e mulheres, concorreram aos Títulos, esbanjando beleza e simpatia na passarela, sob os olhares atentos da platéia e da comissão julgadora, que decidiu pela seguinte classificação: Miss - 1º lugar - Maria Tachiro, 71 anos; 2º Conceição Farias, 75 anos; 3º Ermínia Madoglio, 65 anos. Mister: 1º lugar – Ermenegildo Gonçalves, 82 anos; 2º Geraldo Rosa Garcia, 70 anos; 3º José Luiz Francisco, 62 anos.

Os vencedores foram aclamados pela Secretária de Ação Social, Ana Lúcia dos Santos Xavier, que durante todo dia participou das atividades. A festa encerrou às 16h30, com um animado baile.

Em razão de outros compromissos, o prefeito José Ronaldo Xavier, não pôde comparecer. Os vereadores, João Padeiro, Chibata e Milton Petrica, prestigiaram o encontro brilhantemente organizado pela equipe da Secretaria de Ação Social e Conselho Municipal do Idoso, que contou com o apoio do comércio local.

Entidades participantes: Lar dos Velhinhos Dona Aracy Barbosa, Centro de Convivência de Idosos, Pastoral do Idoso, CAPS e Clube Anos Dourados.

Datas

Desde 2003, o Paraná promove a Move – Paraná, com ações para conscientizar a população quanto ao respeito ao idoso, por meio de atividades recreativas, culturais e educativas.

O Dia do Idoso é comemorado em diferentes datas. A primeira delas, 27 de setembro, foi escolhida pela Comissão de Educação do Senado Federal, em 1999. A data já era comemorada no Espírito Santo, Rio de Janeiro e Distrito Federal, através de outros decretos e passou a ser comemorada ainda em Belo Horizonte. Em 2006, decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, instituiu o 1.º de outubro como Dia Nacional do Idoso.

Veja galeria de fotos.