Hoje o dia foi de muitos debates e planejamentos nas Escolas Municipais Michel Kairalla e Ana Nery, Centro de Educação Infantil Francisco Tozzi e Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS). É que os servidores destas instituições, que estão fazendo o curso de capacitação continuada em  Educomunicação, deram início as aplicações do que aprenderam nos vários módulos até agora apresentados. No total são mais de 300 profissionais, de diversas secretarias e setores, que estão estudando as ferramentas, áreas e metodologias da Educomunicação, além de oficinas práticas de produção de mídia, com intuito de ampliar os coeficientes comunicacionais internos nestes espaços e dinamizar a relação dialógica com a população atendida.

As alunas da Escola Michel Kairalla são servidoras das áreas dos Serviços Gerais e Cozinha. Elas vão produzir um vídeo – documentário e fotografia sobre Alimentação Saudável e Higienização. No roteiro de atividades programadas estão: apresentações de teatro de fantoches, produção de culinária, palestra com a nutricionista e com as merendeiras. Já os profissionais do CMEI Francisco Tozzi vão produzir um jornal e fotografias, para distribuição aos pais e exposição das imagens dos trabalhos desenvolvidos. Neste caso, os temas são diversos. Professores, profissionais dos Serviços Gerais e Cozinha da Escola Municipal Ana Nery também mobilizaram uma reunião de pauta nesta quarta-feira, trocaram idéias e projetaram a produção de um vídeo-documentário, com o tema: Diversidade. Também farão trabalhos fotográficos.

O CREAS também está debatendo a produção de comunicação como ferramenta para ampliação dos processos sociais desenvolvidos com crianças e adolescentes que estão em situação de medida sócio-educativa. A equipe profissional da instituição está participando do curso de comunicação para buscar novas formas para dinamizar os ambientes comunicacionais com os adolescentes e delimitar novos projetos. Na reunião desta quarta-feira, as profissionais definiram o cronograma e o roteiro para criação de um vídeo-documentário; além de oficinas de arte e comunicação.  Todos os trabalhos que estão sendo produzidos pelos profissionais das diversas instituições da Prefeitura de Andirá têm, como meta, ampliar conhecimentos, dinamizar a comunicação organizacional interna e possibilitar ferramentas novas para melhorar a relação dialógica com a população.