Durante inauguração, Prefeito Xavier destaca a importância da Cooperativa Integrada para Andirá
A Cooperativa Integrada inaugurou nesta quarta-feira (28), em Andirá, uma das mais modernas plantas industriais da America Latina, no processamento de milho. O clima, pautado em muita emoção e sentimento de satisfação, ficou evidenciado nos discursos das autoridades e representantes da Cooperativa, considerada uma das maiores do Brasil. O evento, que aconteceu numa ambiente bastante requintado, contou com a participação do Governador Beto Richa (PSDB), a Primeira Dama, Fernanda; Secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Norberto Otigara; dos deputados Pedro Lupion (DEM) e Luiz Claudio Romanelli (PMDB); do Prefeito José Ronaldo Xavier (PTB); diretoria da Cooperativa Integrada e da Organização das Cooperativas do Paraná (OCEPAR), além de outras lideranças religiosas, políticas da região, clientes da indústria e agricultores associados.
O Presidente, Jorge Hashimoto, abriu o evento agradecendo as presenças ilustres neste momento de grande alegria. “ A Integrada é pioneira na verticalização da cadeia do milho no Paraná. Os investimentos em agroindustrialização fazem parte do nosso planejamento estratégico, que busca agregar valor aos produtos dos associados e diversificar as receitas da cooperativa”, explica. A nova Unidade foi construída em virtude das limitações estruturais da antiga unidade, que tinha capacidade de produção limitada e não estava conseguindo atender a demanda. Na nova unidade, a capacidade de produção praticamente dobrará, passando das 150 mil toneladas anuais, para 360 mil toneladas de derivados de milho por ano. “Vamos elaborar produtos com alto padrão de qualidade, visando aumentar nossa participação no mercado interno e ainda buscar novos clientes fora do país”, destacou o gerente da Unidade de Andirá, Aldo Alves.
Estrutura de alto nível
Com excelência em segurança alimentar e ambiental, a Unidade de Andirá, promete inaugurar um novo conceito para produção de derivados de milho. O projeto foi elaborado com alta tecnologia e foram planejados prédios funcionais , que atendem a todas as exigências das legislações vigentes para a industria de alimentos. Construído numa área de 340 mil metros quadrados, o complexo industrial conta com cinco silos de concreto e três prédios onde vão funcionar os setores de moagem de milho, tem 45 metros de altura, o equivalente a um edifício residencial de 15 andares. “A matéria prima vai passar por silos hermelétricos de concreto, que serão totalmente vedados. Não vai haver nenhum contato manual com os produtos e todos os ambientes serão isolados para evitar qualquer tipo de contaminação”, explica o gerente da Qualidade e Produção, Glauco Tironi Garcia.
A estrutura ainda conta com dois laboratórios para atestar a qualidade e a segurança alimentar em todos os níveis de produção. Um moderno sistema de controle de passivos também foi instalado, onde todos os resíduos sólidos, líquidos ou gasosos gerados no processo industrial serão tratados antes de serem lançados no ambiente. Além da Estação para tratamento de efluentes, a nova indústria contará com sistema de reaproveitamento de águas pluviais, além do controle de emissões de gases e redução das emissões de ruídos.
Orgulho para o Paraná
Todos os convidados, além das explanações da diretoria, puderam contar também com apresentações de vídeos sobre a grandiosidade da instituição e seu poder de ação no mercado agroindustrial, o que foi destacado pelo Governador do Paraná, como símbolo de orgulho para os paranaenses. “É uma especial alegria poder estar aqui mais uma vez na cidade de Andirá. Iniciei minha trajetória política aqui nesta região, sempre muito bem recebido. Poder testemunhar a inauguração de um grande empreendimento, testemunhar a força e a ousadia da Cooperativa Integrada é um orgulho. Testemunhei outro dia mesmo a inauguração da Indústria do suco de Laranja na cidade de Uraí, também da Integrada. Isso demonstra, entre outras coisas, a pujança, a determinação, a produtividade de uma das maiores e mais respeitadas cooperativas do Brasil”, destacou o Beto Richa. “A mais recente divulgação aponta que 33% do total de exportações de cooperativas brasileiras saíram do estado do Paraná. Devemos muito todo nosso apoio gratidão pela agroindústria, pelos produtores rurais que formam a economia do estado do Paraná”, completou.
Para o deputado Pedro Lupion, o cooperativismo, mais uma vez, mostra a sua atuação de protagonista na economia. “ Eu digo que, sem dúvida alguma, a nossa Cooperativa Integrada e principalmente o Norte Pioneiro são privilegiados em poder estar tendo investimento deste montante. Em momento de crise extrema, em que diversos seguimentos da economia estão indo muito mal, estão desempregando, diminuindo investimentos, aumentando suas dividas, o cooperativismo mais uma vez se mostra pujante, crescendo. O Norte Pioneiro depende das cooperativas, assim como as cooperativas dependem do Norte Pioneiro. E é importante dizer que foi no governo Beto Richa que teve a maior sinalização de fomento ao desenvolvimento das cooperativas”, ressaltou.
O deputado Romanelli, também demonstrou a força da instituição e parabenizou a articulação. “Quero parabenizar a diretoria da Integrada pela ousadia dos investimentos que tem feito na nossa região. Só quem acredita neste estado e nesse país é que pode, de fato e num período em que a gente tantas incertezas, estar fazendo investimentos, planejando. Beto Richa tem mostrado compromisso com o desenvolvimento econômico , com a geração de empregos, com a mudança de paradigmas para o nosso estado. Ainda recentemente nós podemos celebrar uma conquista importante que é a antecipação da duplicação da BR-369, entre Jataizinho e Cornélio Procópio; e obras de melhorias entre Cornélio Procópio e divisa com São Paulo. Isso foi uma decisão pessoal do governador para nossa região e todos sabem que rodovia duplicada será muito melhor”.
De acordo com o Prefeito José Ronaldo Xavier, Andirá e o Norte Pioneiro ganham muito esta nova unidade que, além de aumentar a geração de empregos e renda, coloca a cidade como uma das referências no país. Ele destacou o papel estratégico do cooperativismo na economia. “A gente tem que incentivar a cooperativa por que só ela consegue fazer este milagre da economia e outras. A gente tem que investir em cooperativa da habitação, cooperativa dos trabalhadores rurais, é um caminho que não visa só lucro, visa amplo desenvolvimento. Quero agradecer a todos os andiraenses, a todos da Cooperativa Integrada, que desde o início confiaram em nossa cidade. Graças a Deus conseguimos. Meu muito obrigado Aldo, Glauco, e toda diretoria pelo o que vocês fizeram por Andirá. O nome de vocês estão escritos com letras de ouro nessa história. Em nome de todo o povo pandiraense, agradecemos de coração. Tenho certeza que esta região, com esta indústria, terá muito mais desenvolvimento”, finalizou.