A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Andirá promoveu

na manhã desta quinta-feira, dia 16, um encontro com profissionais da educação do município, representantes de instituições comunitárias, das escolas estaduais, para organizar a agenda de debates que nortearão a elaboração do Plano Municipal de Educação - PME.

A Câmara Municipal de Vereadores também foi convidada mas, não encaminhou nenhum vereador representante. O encontro foi conduzido pela Secretária de Educação, Profª Sirlei Maria de Freitas Aguiar, que explicou os procedimentos do processo. Segundo ela, o PME tem 15 metas, elaboradas de acordo com a conjuntura local do município. Estas metas e seus respectivos tópicos serão discutidos pelos educadores das Escolas e dos Centros de Educação Infantil, que irão elencar, no próximo dia 22, as metas e estratégias do Plano. Este debate ocorrerá nas escolas, no período da manhã. Já no período da tarde, todos os professores e representantes da sociedade civil organizada farão a plenária de votação do documento, no Cine teatro São Carlos.

A Secretária alertou para que fosse realizada uma discussão ampla, democrática e pautada na realidade do município. Na sua explanação, a chefe da educação municipal disse que o Ministério da Educação irá lançar o Plano de Responsabilidade Educacional, nos nortes do Plano de Responsabilidade Fiscal, para acompanhar a aplicação das proposições. “É um plano que vai regular a educação. Por isso tem que ter o pé no chão”.

Após ser votado em plenária,  o documento será encaminhado para apreciação e votação dos vereadores. Sirlei também falou aos educadores sobre a diminuição dos valores de repasse do FUNDEB e os ajustamentos que estão sendo feitos para poder honrar com os compromissos diversos da Secretaria Municipal.

Participaram desta reunião a Comissão Técnica do Plano Municipal, Equipe Coordenadora do Plano, diretoras de Escolas e coordenadoras dos CMEIs, Equipe da Secretaria de Educação e demais convidados. Com a realização dos debates e votação do Plano, as aulas nas escolas e nos centros de educação infantil não ocorrerão na quarta-feira, dia 22.