Com o objetivo de melhorar o visual da cidade e a qualidade de vida da população, nos próximos dias, fiscais da prefeitura estarão percorrendo a cidade e quem estiver infringido a lei orgânica municipal, colocando entulhos em calçadas, ruas e terrenos, será autuado.

Basta um passeio pelas ruas de Andirá, para comprovar que transeuntes e veículos têm que dividir espaço com montanhas de entulhos. O problema é causado pelo não cumprimento de normas por parte de moradores e pela falta de sensibilidade de pessoas que se livram de destroços em áreas públicas e terrenos baldios. Quem sofre com o desleixo é a população. Visando melhorar o visual do município e a qualidade de vida dos andiraenses, no último final de semana, a administração pública, com apoio de empresários da cidade, realizou um grande mutirão de limpeza. Agora, segundo o diretor administrativo, Edson Roberto Stefanuto, a prefeitura vai autuar os infratores de acordo com as penalidades previstas na Lei n 1.905/2008, de 23 de dezembro de 2008, aprovada pela Câmara de Vereadores. Para isso, uma equipe de fiscais estará percorrendo diariamente a cidade e, num primeiro momento, advertindo os transgressores, depois, se houver reincidência, eles serão multados.

“É comum ver pessoas se livrando de entulhos colocando-os nas calçadas ou terrenos baldios, para que os caminhões da prefeitura os recolham. Tem até quem jogue sofás, armários, pias e vasos sanitários, achando que o recolhimento é atribuição do Município. Outras resolvem reformar a casa e despejam na calçada as sobras da demolição ou da construção. A prefeitura tem a atribuição de recolher detritos domésticos, desde que acondicionados corretamente, não a obrigação de  catar  lixo ou entulhos espalhados nas calçadas, ruas e terrenos. O correto seria utilizar caçamba”, explica Stefanuto.

Saúde

Para o médico e prefeito José Ronaldo Xavier, os entulhos também representam um grande risco à saúde. “Além de atrapalhar o trânsito e comprometer o aspecto urbano, o acúmulo de lixo nos terrenos baldios e nas vias públicas podem virar um problema de saúde. O entulho estimula a proliferação de ratos, baratas e moscas, aumentando o risco de doenças contagiosas. Latas, pneus e recipientes atirados em terrenos baldios viram pontos de reprodução do mosquito transmissor da dengue. O objetivo da administração não é sair por aí multando as pessoas, mas manter a cidade limpa e melhorar a qualidade de vida da população. Estamos certos de que a comunidade vai entender e colaborar”, assinala Xavier.

São considerados entulhos os resíduos de limpeza de terrenos, de demolições, restos de construções e reformas, madeiras inservíveis e outros, além do ‘entulho verde’ que é resultado das podas de árvores. Esse é recolhido periodicamente pela prefeitura.

Ao realizar limpeza de quintal, reformas ou construções, consulte a prefeitura ou o engenheiro responsável pela obra, sobre o que fazer com o entulho. ‘Cidade limpa, povo saudável’.

Fonte: Da Assessoria