Notícias

Home / Cidade / Notícias

A escultura de São Sebastião, ladeada por duas imagens de anjos foi inaugurada na tarde de sexta-feira 20, por Dom Antônio Braz, Bispo da Diocese de Jacarezinho e pelo prefeito José Ronaldo Xavier( PTB), junto com sua esposa Ana Lúcia. O monumento foi erguido na Praça Custódia Vieira,  próxima ao principal acesso  à cidade pela BR 369. O ato realizado no Dia do Padroeiro da cidade  integrou as comemorações dos 70 de criação da Paróquia de São Sebastião e o sexagésimo aniversário da Igreja Matriz.

A colocação da imagem na principal entrada do município é uma forma de reverenciar o Mártir e demonstrar a todos que chegam, a fé católica presente em Andirá. A cidade não poderia ter representação mais bela, já que o exemplo de São Sebastião é um estimulo para que as pessoas não desanimem diante das dificuldades cotidianas e continuem combatendo o bom combate, para um dia receberem a coroa da gloria, como ele recebeu.

Click aqui para ver mais fotos dessa matéria.

São Sebastião

São Sebastião nasceu em Petrória , na Itália,  por volta do século III. Pertencente a uma família cristã, foi batizado em criança. Mais tarde tomou a decisão de engajar-se nas fileiras romanas e chegou a ser considerado um dos oficiais prediletos do Imperador Diocleciano.

Contudo, nunca deixou de ser  cristão convicto e ativo. Fazia de tudo para ajudar os irmãos na fé, procurando revelar o Deus verdadeiro aos soldados e aos prisioneiros. Secretamente, Sebastião conseguiu converter muitos pagãos ao cristianismo. Até mesmo o governador de Roma, Cromácio, e seu filho, Tibúrcio.

Certa ocasião, Sebastião foi denunciado, pois estava contrariando seu dever de oficial da lei. Teve então, que comparecer ante o imperador para dar satisfações sobre o seu procedimento. O imperador se queixou de que tinha confiado nele, esperava dele uma brilhante carreira e ele o havia traído.

Sebastião não negou a sua fé e foi condenado à morte, sem direito à apelação. Amarrado a um tronco, foi varado por flechas, na presença da guarda pretoriana. No entanto, uma viúva chamada Irene retirou as flechas do peito de Sebastião e o tratou.

Assim que se recuperou, demonstrando muita coragem, se apresentou novamente diante do Imperador, censurando-o pelas injustiças cometidas contra os cristãos, acusando-o de inimigo do Estado. Perplexo com tamanha ousadia, Diocleciano ordenou que os guardas o açoitassem até a morte. O fato ocorreu no dia 20 de janeiro de 288.

Fonte: Assessoria - João Campos