167 jovens da classe de 1992 e anteriores, alistados na Junta de Serviço Militar de Andirá, juraram fidelidade a Pátria e receberam Certificado de Dispensa de Incorporação - CDI - em solenidade realizada na terça-feira (15), no Cine Teatro São Carlos. A cerimônia iniciou com a introdução dos pavilhões, feita por um atirador do Tiro de Guerra de Bandeirantes e execução do Hino Nacional. O ato foi presidido pelo subtenente Paulo Roberto Vieira da Silva, delegado da 13ª Delegacia do Serviço Militar da Região de Cornélio Procópio e pelo prefeito José Ronaldo Xavier (PTB), presidente da Junta de Serviço Militar de Andirá.  Em seu pronunciamento Vieira destacou a importância do momento para o País, alertando os jovens que o recebimento do CDI não representa o fim do compromisso com o Serviço Militar, mas o início. “O fato de serem dispensados por excesso de contingente, não os isenta de continuarem à disposição do Exército Brasileiro até a idade de 45 anos. Todo cidadão alistado nas forças armadas, instruídos ou não, integra o contingente de reserva e poderá ser convocado a qualquer momento, caso o País necessite”, ressaltou o comandante.

O prefeito Xavier lamentou a dispensa dos jovens do Serviço Militar, destacando sua importância na formação de cidadãos. “Vocês estão em uma fase da vida que exige escolhas que refletirão muito no futuro, e o Serviço Militar proporciona grandes oportunidades de aprendizado. Entretanto, valorizando a família, os estudos, o trabalho e a disciplina, vocês estarão preparados para enfrentar as dificuldades inerentes à vida social, valorizando a cidadania. Servir a pátria é também respeitar as leis e dedicar-se na pratica do bem e no exercício de nossas funções, com dignidade e respeito à vida”, frisou Xavier, parabenizando os jovens.

Na oportunidade, os comandantes Rincoski do 18º BPM de Cornélio Procópio e Busnello da 2ª CIA de Polícia Militar de Bandeirantes, entregaram uma nova viatura para o destacamento da PM de Andirá. O veículo foi viabilizado pelo prefeito Xavier, junto ao governo do Estado.

Além do prefeito Xavier e autoridades militares de Andirá, Bandeirantes e Cornélio Procópio, participaram das solenidades, o Secretário da Junta de Serviço Militar de Andirá, Adalto Aparecido de Brito, secretários municipais, vereadores, representantes do comércio local e familiares dos jovens dispensados.