A  Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA), realizada pelo Ministério da Educação com alunos de 3º ano do Ensino Fundamental de todo o País, destacou a qualidade do sistema de ensino da Escola Municipal Criança Feliz, de Andirá. A instituição ficou em primeiro lugar, entre as escolas municipais, na avaliação federal. A prova é o instrumento do MEC para acompanhar a eficácia do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), o Pacto constitui um compromisso formal assumido pelosgovernos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e dos Municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas  até os oito anos de idade, em leitura, escrita e matemática.

A atenção voltada ao Ciclo de Alfabetização deve-se à concepção de que esse período é considerado necessário para que seja assegurado a cada criança o direito às  aprendizagens básicas da apropriação da leitura e da escrita, e também à consolidação de saberes essenciais dessa apropriação, ao desenvolvimento das diversas expressõese ao aprendizado de outros saberes fundamentais das áreas e componentes  curriculares obrigatórios.

A ANA é uma avaliação externa, isto é, uma prova aplicada por agentes externos à rede escolar – no caso, o Inep, que também recolhe e divulga os dados. Os resultados são analisados e publicados pelo Inep. Esse modelo permite que se avalie o sistema escolar como um todo. Serve, portanto, para pautar a definição de políticas públicas que busquem a melhoria da alfabetização.

De acordo com a diretora da escola, professora Rosimagda Ribeiro de Freitas, no ano passado a prova ANA foi aplicada no mês de novembro, mas os resultados foram divulgados agora no mês de outubro. “Tivemos a enorme satisfação de saber que a nossa escola obteve o  1º  lugar no município, isso,   graças a um trabalho em conjunto entre as professoras do 1º , 2º  e 3º  ano que assumiram compromisso com a Secretaria Municipal de Educação  em cursar o PNAIC,  com a finalidade  de ampliarem suas estratégias de atuação em sala de aula para alfabetizar com êxito todos os alunos até o 3º  ano. De fato a nota alcançada é o resultado do trabalho em equipe de todos os professores e da equipe pedagógica que apoia prontamente todas as ações desenvolvidas na escola. Logicamente, nossa meta é  melhorar cada vez mais nos anos posteriores”, destacou.

Ela também parabeniza todos os professores e alunos da escola Criança Feliz e agradeceu aos pais dos alunos pela confiança depositada no trabalho da  escola, que procura  melhorar cada vez mais a qualidade de ensino e diz que a escola oferta educação Infantil e Ensino Fundamental do 1º  ao 5º ano em Jornada Ampliada, onde os alunos ficam o dia todo na escola. “No período da manhã eles têm aula normal e no período da tarde eles participam de oficinas de artesanato, leitura e letramento, reforço escolar, informática, dança, esporte e lazer. A escola está de portas abertas para receber visitas de todos aqueles que desejam conhecer o trabalho que efetuamos com prazer e alegria”, finalizou.

Fonte: Secretaria de Comunicação PMA