Alunos, professores e demais profissionais da Escola Municipal Michel Kairalla, na Vila Americana, participaram de uma aula diferente nesta quinta-feira (07).  Com o tema “Alimentação Saudável para ter Qualidade de Vida”, a palestra expositiva orientou as crianças e adultos sobre como se alimentar saudavelmente, evitando alimentos e produtos que não podem ser fonte única de alimentação, especialmente para as crianças, que estão em fase de desenvolvimento. A aula coletiva foi realizada no pátio da escola e um cenário foi montado, com os tipos de alimentos saudáveis e não saudáveis foi instalado para que os alunos pudessem fazer comparações.

A palestra foi coordenada pela nutricionista do município, Vânia Kono, que é a responsável pelo cardápio e balanço nutricional das refeições servidas na instituição. Ela explicou e mostrou os tipos de alimentos industrializados que fazem mal a saúde, além de destacar dados como, por exemplo, a quantidade de açúcar numa lata de refrigerante. Todas as explicações foram mediadas por metodologias lúdicas, que ajudaram na compreensão das informações. Em tom de brincadeira e muitas risadas, a palestrante brincou com os alunos, dinamizando a ampliação dialógica sobre o tema.

A palestra faz parte de um conjunto de ações pedagógicas desenvolvidas pelos profissionais da Cozinha, Limpeza e Administração da instituição, que com apoio da direção e professores, estão aplicando um projeto de Educomunicação, pautando-se na ampliação de ecossistemas comunicacionais que democratizem e dinamizem o fluxo dialógico na escola. O norte do projeto segue o tema alimentação saudável e higienização. Reuniões de planejamento, planos de aula integrados sobre o tema e fotografias documentais estão sendo elaborados como trabalho de conclusão do curso de formação em Educomunicação que estão participando.