Notícias

Home / Cidade / Notícias

Cinco jóias do patrimônio ferroviário do Norte Pioneiro entram nos trilhos da preservação. As estações ferroviárias de Andirá, Bandeirantes, Jacarezinho, Santo Antônio da Platina e Joaquim Távora. A restauração desses antigos prédios, integra o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado entre a América Latina Logística ( ALL ) Ministério Público Federal, Secretária de Estado da Cultura do Paraná e outras instituições, com vistas na conservação do acervo ferroviário tombado   pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Um dos aspectos importantes desse acordo é que será vedado o uso comercial do prédio ,como vem ocorrendo em alguns municípios, causando sua degradação. Em Andirá, o imovel de grande valor histórico para o povo andiraense,  inaugurado em 1927, está em estado lastimável de conservação. No passado a construção era a primeira a receber as novidades.

O projeto prevê a conservação de detalhes originais, substituição de componentes deteriorados ou faltantes, reparos nas paredes, telhados, redes hidráulica e elétrica, entre outros.

OTAC é apenas o início de uma série de ajustes necessários, pelos quais deverão passar as cessionárias de bens da extinta Rede Ferroviária Federal (RFFSA),depois que entrou em vigor a Lei 11.483/2007”. Pela lei, os bens da RFFSA, com valor cultural e histórico, ficam sob a gestão do Iphan, que opina sobre qualquer intervenção no imóvel.

O TAC é resultado do acompanhamento do MPF dos desdobramentos da ação civil pública nº 2006.70.13.001025-3,  pela qual a ALL foi condenada a recuperar as linhas férreas e as estações de trem. De acordo com a sentença, a ALL estaria descumprindo seu dever legal e contratual de preservar os bens, muitos dos quais patrimônios tombados pelo Estado do Paraná e cuja paisagem ferroviária, tão significativa para o desenvolvimento da região.

O Termo de Ajustamento de Conduta, consagra os esforços  da Administração Pública de Andirá e de todos os municípios envolvidos nessa questão, nos últimos dois anos, que ao final, receberão  a guarda das estações restauradas.

Fonte: Da assessoria - João Campos