O prefeito de Andirá,  José Ronaldo Xavier (PTB), ressaltou que o destaque dado à Feira da Lua de Andirá na última edição do Guia Turístico Regional Norte do Paraná, publicado pela Agência de Desenvolvimento Turístico do Norte do Paraná (Adetunorp), é a materialização de um trabalho dedicado ao resgate de um evento que hoje constitui-se num dos pilares do empreendedorismo familiar na cidade e também como espaço de entretenimento para os andiraenses.

“A reinauguração da Feira da Lua foi conseqüência de reiterados pedidos do prefeito Ronaldo  Xavier, que sempre acreditou no evento como um local a ser dedicado às famílias empreendedoras de Andirá e que não tinham espaço para comercializar os seus produtos. Por isso, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico trabalhou dedicadamente com o objetivo de gerar mais empregos e renda e assim avançar na erradicação da probreza”, argumentou Cleusa Guimarães, também coordenadora da Feira da Lua.

Atualmente, a feira gera 60 empregos diretos e é um dos espaços de entretenimento mais visitados pelos andiraenses. O sucesso do evento, que se realiza todas às sextas-feiras a partir da 16 horas, com término às 23, chega a atrair, de acordo com as sondagens de presença levantadas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, entre 1.800 a 2.000 pessoas provenientes não somente de Andirá, mas de diversas cidades da região.

Com um total de 20 barracas padronizadas atualmente na cor vermelha, as famílias andiraenses que procuravam um espaço de comercialização dos seus produtos, podem agora negociar a suas produções, que vão desde os gêneros alimentícios, passando pelos hotifrutigranjeiros aos produtos artísticos feitos por artesãos da cidade. A feira vai ganhar novas barracas e as alas serão diferenciadas por cores: a vermelha para a ala de alimentação; a ala azul para o artesanato; a amarela para os pães e doces e o verde para a barraca do som.

A Feira da Lua de Andirá, que foi reinaugurada no dia sete de outubro de 2010, é realizada na praça Sblandiano Simoni, no bairro Jardim Central. Cleusa Guimarães conta que a feira era realizada, antigamente, em dois dias da semana, mas não atraia o interesse da população.

“Um evento como esse, capaz de atrair pessoas de diversas classes sociais, não poderia ficar no abandono. Cidades importantes do país têm as suas feiras da lua, e elas são enormes, como a de Goiânia, por exemplo, e por isso o prefeito Xavier nos concedeu liberdade plena para colocá-la em atividade”, finalizou a secretária.

* Fotos e texto - Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.