Começa no próximo dia 04 de junho o projeto “Feirão de Domingo”, uma promoção da Prefeitura de Andirá, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo; numa ação de parcerias com comerciantes da cidade e com a Associação Comercial de Andirá (ACEAD). O objetivo, primeiro, é possibilitar um atrativo turístico regional, uma vez ao mês (sempre no primeiro domingo), nas instalações da FACIA, com foco em pontas de estoque (produtos baratos, com fácil giro de vendas), lojas de confecções, calçados, artesanatos, praça de alimentação, exposição e vendas de automóveis, shows artísticos e atrativos culturais, cavalgada, entre outras ações que possam mobilizar a população de Andirá e região, contribuindo no fortalecimento da economia local.

O projeto está sendo apresentado pela equipe da Secretaria aos lojistas e demais comerciantes da cidade. De acordo com a secretária, Sueli Nardoni, “a equipe está indo apresentar aos empresários a importância deste projeto para ampliar as possibilidades de mercado”. Ela destaca que a receptividade tem sido boa. “Aos poucos o projeto vai tomando corpo”. Todos os empresários interessados em montar um stand de vendas de seus produtos no Feirão de Domingo estão preenchendo o cadastro na secretaria. Segundo ela muitas empresas pedem a visita da equipe da secretaria para que possam apresentar o projeto, o que tem sido feito constantemente.

Já foram realizadas várias reuniões com grupos de empresários. A primeira, foi na sede da Prefeitura (sala de reuniões), e envolveu empresários e representantes da ACEAD, inclusive com a participação da Presidente, Silvia Flores. A instituição abraçou a causa e deu sugestões, para que a mobilização fosse regionalizada. A última foi no Cine Teatro São Carlos, com alguns empresários / lojistas que ainda não tinham tido a oportunidade de participar das reuniões anteriores ou ainda não tinham recebido a visita da equipe da secretaria para exposições de informações .  A Prefeita, Ione Abib, também destacou a importância do projeto, já que acaba dando a funcionalidade necessária e periódica ao espaço do Recinto da FACIA – que encontrava-se, em situação de abandono, por não ter ações contínuas -, e mobiliza a economia e a atração de eventos na cidade.

Mobilização

Cada empresário / lojista de Andirá interessado em instalar um stand no local pode entrar em contato com a secretaria, no telefone: (43) 3538.8100, ou Luciana Araújo, na Agência do Trabalhador, pelo telefone: (43) 3538.5030. Os interessados terão orientações sobre o cadastro e serão esclarecidas as dúvidas. Nos últimos dias uma força tarefa de secretarias se mobilizou para recuperar o local. O movimento jovem Interact, realizou ao plantio de mudas de flores no local, numa ação de colaboração social. A secretaria de  Agricultura e Meio Ambiente, Obras e Urbanismo e Viação e Serviços Públicos também colaboraram bastante com ações de infraestrutura, serviços de roçada, serviços de arborização,  iluminação e  instalações elétricas, entre outros. O espaço está sendo preparado para receber os lojistas e a toda população.

Fonte: Tiago Dedoné / Da Seccom